Historia da contabilidade no brasil

Páginas: 11 (2588 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
História da Contabilidade do Brasil

Em todos os países e em todas as épocas o desenvolvimento da contabilidade associa-se à expansão comercial e econômica da região. Portanto, a condição de colônia portuguesa atrasou o avanço da contabilidade no Brasil, tardio comparado a outras nações.
A profissão contábil no Brasil teve seu no início do século XIX, com a chegada da Família Real,inicialmente influenciado pela escola italiana, onde a contabilidade assumiu caráter cientifico, sendo considerada referencial contábil naquele momento histórico, e por sua proximidade com Portugal influenciou a contabilidade brasileira em seu princípio.
A abundância de recursos naturais fez com que houvesse descontrole na utilização destes recursos, acarretando enorme desperdício de recursos naturais eeconômicos; não há acompanhamento do desenvolvimento dos gastos, e isto se estende para além das organizações, alcançando até o nível familiar e pessoal.
O Brasil nunca teve tradição contábil no cenário mundial e sua preocupação era de caráter exploratório, o que influenciou fortemente a redução do avanço da ciência contábil no país.
O comércio local desenvolveu-se com a chegada da família realportuguesa em 1808 e abertura dos portos, o profissional de contabilidade era conhecido como “guarda livros” e se encarregava da escrituração dos livros mercantis das empresas comerciais.
A primeira regulamentação da profissão contábil no país deu-se em 1770, com a expedição da Carta de Lei pelo rei Dom José de Portugal, que se estendia a todo território Português incluindo suas colônias.
Osprimórdios do estudo comercial no Brasil datam de 1804, quando José da Silva Lisboa, intitulado Visconde de Cairu, faz publicar a obra “Princípios de Economia Política”. Este autor forneceria ainda outra contribuição no início do século XIX, a ser apresentada seguindo a cronologia adotada.
Por meio de alvará publicado em 23 de agosto de 1808, cria-se a Real Junta de Comércio, Agricultura,Fábricas e Navegação. Este documento determinou a adoção do sistema de partidas dobradas, para controle dos bens. A adoção deste sistema teve como causa principal o reconhecimento de seu uso pelos países da Europa.
O ano de 1809 apresenta dois fatos relevantes:
• o primeiro, a promulgação do Alvará de 15 de julho, criando oficialmente o ensino de Contabilidade no país, por meio das aulas de comércio,intituladas “aulas práticas”;
• o segundo, a apresentação, pelo Visconde de Cairu, de um sistema de Direito Comercial, juntamente com a realização dos primeiros estudos sobre Economia Política no Brasil.
Em 1833, Estevão Rafael de Carvalho escreve a obra “A Metafísica da Contabilidade Comercial. A qual divulgava o método das partidas dobradas e já propunha a ascensão da contabilidade àcondição de ciência.
A promulgação do primeiro Código Comercial Brasileiro por meio da Lei número 556, do dia 25 de junho de 1850, relata a obrigatoriedade da escrituração contábil ao final de cada ano, e a publicação dos balanços gerais. A determinação do uso das partidas dobradas reforça a necessidade do ensino comercial, e em 1856 surge o Instituto Comercial do Rio de Janeiro, que a partir e 1863passou a oferecer a disciplina “Escrituração Mercantil”, buscando qualificar seus alunos ao exercício da escrituração contábil.
Em 1860 é promulgada por meio da Lei 10.083, que corrigiu alguns problemas do Código Comercial de 1850, e determinou para as empresas da época, a obrigatoriedade de publicar e de remeter ao governo, nos prazos e pelo modo estabelecido em seus regulamentos, os balanços,demonstrações e documentos por estes determinados.
Em 1870, o Decreto Imperial 4.475 reconheceu oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, tornando o guarda-livros uma das primeiras profissões liberais regulamentadas no Brasil.
Em 1890, a Escola Politécnica do Rio de Janeiro passa a oferecer a disciplina “Direito Administrativa e Contabilidade”, relacionada à escrituração mercantil,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da Contabilidade no Brasil e no Mundo
  • A historia da contabilidade no brasil
  • A história da contabilidade no brasil:
  • A história da Contabilidade no Brasil
  • A história da contabilidade no brasil
  • A história da contabilidade no brasil
  • História da contabilidade no brasil
  • A historia da contabilidade no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!