Codigo de etica rp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 (valor: 7 pontos):
Do ponto de vista da ética profissional, vimos que uma pessoa não pode se pautar apenas pelo que está escrito nos códigos para decidir quais caminhos tomará noexercício de sua atuação. A partir disso, explique qual é a principal interseção feita em sala de aula entre o ser ético e o fazer ético.


1) O profissional de qualquer área de atuação não deve se pautarapenas pelo código de ética pré-estabelecido, o código servirá muito como um direcionamento para a maneira de agir que dependerá de vários outros fatores. O profissional tem seus valores, princípios,experiências, crenças e reflexões que assim somados ao discurso da profissão resultará em um fazer ético. O ser ético depende então do fazer ético, que resulta desses vários fatores que somados,trazendo benefícios aos grupos de membros ao qual está ligado e ao qual causa impactos. Assim vincular-se somente aos códigos de ética não garante o ser ético, já que escolhas subjetivas devem ser levadasem contas juntamente com a recorrente necessidade de reflexão.


Questão 2 (valor: 7 pontos):
A partir do artigo abaixo discriminado, responda o que nele discutimos como altamente questionável doponto de vista da realidade da atuação de um RP no mercado de trabalho e que, por isso mesmo, torna o artigo um dos mais polêmicos do Código de Ética de RP.
SEÇÃO I
Das Responsabilidades Gerais:Artigo 2º- Ao profissional de Relações Públicas é vedado:
a. Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem aresponsabilidade de seus atos.

2) Da perspectiva da realidade da atuação de um Relações Públicas no mercado de trabalho, uma das tônicas do desempenho da profissão é o papel de atuar no sentido depersuasão do público alvo em favor dos ideias almejados por ele ou pela empresa, utilizando-se de técnicas e métodos aprendidos para isso, o que vai nitidamente contra o artigo 2º da seção I do código...
tracking img