Coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSÉDIO MORAL


As mudanças nas formas de produzir e organizar o trabalho marcaram as duas últimas décadas do século passado, trazendo conseqüências como a quebra de sócias, reformas no contratolaboral, terceirizações, crescimento do setor informal, aumento do subemprego, precarização do trabalho, de desempregado massivo e aumento da misséria urbana. As repercussões na vida dostrabalhadores foram imediatas,passando a exigir mas eficiência técnicas,espírito competitivo e agressivo,flexibilidade e poli funcionalidade.A reestruturação e conseqüente enxugamento da máquina empresaria exigetrabalhar mais com menos pessoas.Nesse contexto,aparece o assédio moral que transversa toda a jornada,em intíma relação com os pensamento,emoções e afetos.

Assediar significa uma “operação” ouconjunto de sinais que estabelece um cerco com a finalidade de exercer o domínio. Conhecido também como violência,moral ou tortura psicológica, envolve atos e comportamento agressivos, na maioria dasvezes,parte de um superior hierárquico contra um ou mais pessoas.Visa desqualifica-la e desmoraliza-la profissionalmente,alem de desestabiliza-la emocionalmente,tornando o ambiente de trabalhodesagradável e hostil,para forçá-la a pedir demissão.Pressupõe exposição-prolongada e repetitiva-a condições de trabalho que vão sendo degradadas ao longo da jornada.Predominam relações desumanas e aéticasmarcadas por manipulações contra um trabalhador ou,mais raramente,entre os próprios pares.

Os mediadores das agressões podem praticá-la como ato individual deliberado ou por constituir uma“política da empresa”, visando livrar-se dos trabalhadores inconvenientes. Na lista dos agredido estão os adoecidos,sindicalizados,aqueles em final de estabilidade pósacidente do trabalho ou pós-parto,osacima de 40 anos,com altos salarial os criativos,os com alto senso de justiça e sensíveis ao sofrimento alheio;os questionadores das políticas de metas inatingíveis e da expropriação do tempo com a...
tracking img