Coca cola logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2413 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE GESTÃO


A LOGÍSTICA DA COCA-COLA

RECIFE
2012


A LOGÍSTICA DA COCA-COLA



Trabalho apresentado com
Exigência do programa da disciplina:Logística, aplicada ao curso de Gestão
Da Faculdade Maurício de Nassau sob
Orientação da professora Marcia Rejane.RECIFE
2012
Sumário


























INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar a empresa Coca-cola e a sua Logística reversa, Com atuação de destaque no País desde 1942, A sua Divisão no Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company.2- ADMINISTRAÇÃO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
O maior mérito da comercialização de Coca-Cola é devido ao seu sistema de fabricação e distribuição, através de grupos empresariais brasileiros que com recursos próprios organizam fábricas para, sob franquia, produzir e distribuir produtos da Coca-Cola.

2.1-Dinâmica do canal
A operação de uma franquia divide-se emduas etapas: engarrafamento e distribuição.
Na etapa de engarrafamento, compra-se da filial brasileira da Coca-Cola Indústrias Ltda (RJ) o “concentrado” da sua linha de refrigerantes, adiciona-se água, açúcar, gás carbônico, e obtém-se os xaropes e os refrigerantes engarrafados.
A fase de distribuição é a parte mais importante da operação da franquia, por atender a diversos tipo de pontos devenda, que são classificados nos seguintes canais: mercado frio (bares, lanchonetes), mercado do lar (supermercados, mercearias) e mercado especial (escolas, indústrias, clubes).
O transporte dos produtos das fábricas para os distritos de vendas é feito na maioria das vezes por carreteiros autônomos; a empresa dispõe apenas de algumas carretas próprias. Na distribuição aos pontos de venda a franquiapossui uma frota própria, com certa média de caminhões por distrito de vendas.
3- SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE VAREJO
O varejo é uma atividade que envolve a venda de mercadorias ou serviços diretamente ao consumidor final.

No caso da Coca-Cola, os estabelecimentos varejistas podem ser classificados em:

● Varejo de auto-serviço: Muito utilizado para os bens de conveniência, o sistema foiintroduzido pelos supermercados, progredindo para drogarias, vendas automáticas através de máquinas, etc.
● Varejo de auto-seleção: o cliente completa a sua transação através do balconista e se dirige ao caixa para efetuar o pagamento.
● Varejo de serviço completo: o cliente recebe toda a série de informações acerca do produto, funcionamento, etc. Há grande variedade de serviços e a força demerchandising é grande. Ex: lojas de departamentos e de especialidades.

No caso Coca-Cola, a classificação das lojas por tipo de produto:

● Supermercado: caracteriza-se por vendas em larga escala, custo baixo, baixa margem, alto volume de vendas, auto-serviço.
● Lojas de conveniência: desde alimentos, refrigerantes, pilhas, cigarros, etc
● Combinação de loja: superloja e hipermercado: maior queum supermercado convencional. Ex: Makro.

4- PLANEJAMENTO DA LINHA DE PRODUÇÃO
O planejamento da linha de produção, feita pela Coca-cola é baseada em uma previsão de vendas, que investe pesado em um sistema de estatísticas, para poder saber o volume, a demanda, o que produzir e quanto produzir. Passando assim, o planejamento é feito um controle de custo do produto dentro da área de...
tracking img