Coaching e mentoring

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição e Características do Coaching


Nos últimos anos o termo coaching passou a ser utilizado dentro das organizações. Este termo, que tem origem no campo esportivo, é utilizado para demonstrar o papel do técnico. A função do coaching é incentivar e ajudar as pessoas a alcançarem melhores resultados, através do desenvolvimento de novas habilidades.

Num ambiente competitivo, asempresas precisam a cada dia, desenvolver meios que facilitem e ao mesmo tempo torne seus profissionais capazes de resolver problemas e lidar com situações difíceis. Mas na maior parte dos casos a pessoa não consegue verificar quais são suas necessidades o que precisa fazer para mudar, e com isso se torna desestimulada para qualquer mudança. Nesse momento surge o coach, uma técnica, onde o coach setorna um facilitador do conhecimento, que faz com que a pessoa consiga desenvolver habilidades, que antes nunca foram imaginadas, identificando talentos e habilidades, em pessoas que às vezes já havia perdido a esperança, a organização consegue identificar lideres.

O coaching é um processo que ajuda a pessoa a sair do poço mais fundo, e enxergar a realidade e a vida que a rodeia, esse processo émuito importante na organização, e pode ser aplicado a qualquer profissional, e traz resultados excelentes na vida das pessoas. Além disso, o coaching é um dos temas mais discutidos atualmente nas organizações e vem representado muito mais do que mero modismo, ou seja, significa uma saída para que as empresas tenham equipes de alta performance, atuando em função dos resultados esperados eadaptando-se às exigências do mercado. Verifica-se que o papel fundamental do coach é o de formar novos líderes, utilizando a técnica do desenvolvimento pessoal, a transformação, através de preparação, autoestima, controle emocional e de confiança.

Com isso observa-se que o papel do coaching dentro da organização é muito importante, pois com ele consegue-se desenvolver muitas habilidades noscolaboradores, e estes se tornam mais motivados.

O conceito de coach segundo Krausz (2007) é tão antigo quanto à própria humanidade. A autora afirma que Sócrates, por meio de diálogos e questionamentos com seus discípulos, descritos por Platão, e baseado no principio de que a verdade está dentro de nós, praticava um dos métodos de coaching, demonstrando sua eficácia.

Segundo a Wikipédia (2010), otermo Coaching surgiu em Kócs uma cidade Húngara, onde o mesmo representava uma “carruagem de quatro rodas”. Seu início foi através de gírias de universitários norte-americanos, que designava como um “tutor particular”, ou seja, alguém que prepara o aluno para exames de determinados cursos e matérias.



Para Chiavenato (2008), quando se trata do termo coaching, pode-se observar que é umrelacionamento que envolve duas pessoas – o líder e o subordinado representados pelo coach e o aprendiz o que caracteriza o vínculo que impulsiona talentos, cria competências e estimula potencialidades. Nesse relacionamento, o coach lidera, orienta, guia, aconselha, treina, desenvolve, estimula, impulsiona o aprendiz enquanto este aproveita o impulso e direção para aumentar seu conhecimento,melhorar o que já sabe e aprender coisas novas para deslanchar no seu desempenho.

O fator principal do coaching é ajudar uma pessoa a mudar, na maneira que deseja e a ir à direção que quer, ou seja, o coaching cria consistência, capacita à escolha e produz a mudança, além de revelar o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. Conforme cita Blanco (2006) em analogia ao exposto,essa acepção foi relacionada ao termo guia tutor, instrutor ou treinador.

Krausz (2007), afirma que a utilização do termo coaching, no sentido contemporâneo do termo, apresenta diversas versões. Na literatura sobre o assunto, entretanto, dois nomes são frequentemente citados. O primeiro é de Timothy Gallwey, professor de tênis, autor de um livro que aborda a prática esportiva como um jogo...
tracking img