Mentoring e coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MENTORING e COACHING COMO FERRAMENTAS DE APOIO NA GESTÃO DE PESSOAS

Adriana Rockenbach
adryrockenbach@hotmail.com
Pedagoga com formação em Gestão de Recursos Humanos e Pós Graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas
Disciplina: Recrutamento e Seleção de Pessoas

Resumo

Em função das transformações organizacionais, as práticas em gestão de pessoas têm sido alteradas, visando um melhorentendimento sobre os talentos organizacionais bem como seu melhor aproveitamento, para suprir a necessidade de se criar um repositório natural do conhecimento organizacional, práticas como mentoring e coaching têm sido utilizadas.Esse presente estudo faz uma abordagem acerca das ferramentas de desenvolvimento de pessoas, chamadas de mentoring e coaching, e sua importância quanto à aplicaçãodentro de empresas .

Palavras-chave: Mentoring, Coaching, Gestão de Pessoas, Contexto Empresarial.

Abstract

Due to the organizational changes, the people management practices have been changed, seeking a better understanding of the organizational talents and their best use, to meet the need of creating a natural repository of organizational knowledge, practices such as mentoring and coachinghave utilizadas.Esse been present study makes an approach on the development tools people called mentoring and coaching, and its importance as the application within companies.

Keywords: Mentoring, Coaching, People Management, Business Context.

Introdução

Contemporaneamente, a sociedade, marcada pelo desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, pela velocidade da informação e dacomunicação, pela reorganização do mundo do trabalho e por relações sociais e políticas implicando em uma expansão das fronteiras comerciais e de troca de experiências em tempo real, o mercado de trabalho altamente competitivo exige profissionais empreendedores e com apurado senso de adaptabilidade.
Na sociedade contemporânea, com a inovação crescente e a globalização como um tremendo divulgadorde informações e com o mercado cada vez mais competitivo surgem novas ferramentas de apoio, que podem auxiliar os gestores nesta “adequação” da cultura organizacional frente ao cenário inovador e de constantes mudanças que se apresentam dia a dia. Pode-se destacar o mentoring e coaching, como ferramentas que se tornaram essencial no contexto empresarial e na Gestão de Pessoas.
A apresentaçãodo Mentoring e Coaching como ferramentas que podem facilitar a gestão de pessoas das empresas se faz muito importante, essas técnicas vem se apresentando no mercado atual como ferramentas potenciais para agregar valor e fornecer grandes diferenciais competitivos aos profissionais que fazem uso de seus benefícios. Trata-se de uma forma de tornar as pessoas mais humanizadas, focadas e alinhadas comsuas metas pessoais e organizacionais. No contexto empresarial atual com a inovação crescente e a globalização percebe-se um cenário diferenciado no que se refere á postura dos gestores das empresas sobre o assunto “desenvolvimento de pessoas”, é necessário atrair, desenvolver e reter os melhores talentos da organização assim proporcionando uma evolução constante e sólida da mesma.

Mentoringe Coaching como ferramentas de apoio na gestão de pessoas

Mentoring/Coaching - objetivam o desenvolvimento do indivíduo como pessoa e como profissional de forma a que tenha alto desempenho orientado para a construção do lucro, da segurança e do desenvolvimento, incluindo a qualidade de vida de todos os agentes envolvidos.
“Torna-se cada vez mais freqüente nas empresas a figura do ‘Mentor’.Ele é geralmente um executivo que adquiriu senioridade, liderança e reconhecimento profissional e que, espécie de padrinho ou tutor, ‘adota’ um jovem empregado, no qual se detectou algum potencial acima da média, servindo-lhe de orientador na sua carreira, de professor na sua especialidade, de conselheiro e até mesmo de protetor em sua ascensão dentro da empresa”. (JUNQUEIRA, 2009, p.1)
O mentor...
tracking img