Cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A adoção da metodologia CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos de Software é muito comentada e requisitada.
CMMI é uma metodologia criada pela SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMIorganiza as práticas, que já são consideradas efetivas, em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece um guia para a implementação dessas melhorias.



















Resumo
No CMMI, a gestão de processos é o tema central. O processo permite transparência através da comunicação da forma como o trabalho deve serrealizado. Essa transparência está dentro do projeto, entre projetos e na clareza quanto às expectativas. A medição também é parte do processo e da gestão de produto, fornecendo a informação necessária para a tomada de decisões que orientem o desenvolvimento do produto.
Quando se utiliza o CMMI como um modelo para melhoria de processos, as organizações são livres de implementar as aplicaçõesde melhoria de processos que se adéqüem as suas necessidades. Além disso, também podem ver progressos em toda a organização para além do nível mais restrito do projeto. O CMMI fornece uma abordagem para a melhoria, na qual os processos e as melhorias dos mesmos são suportados pela organização, persistem para além da data original da sua implementação e não sobrecarregam as equipes dedesenvolvimento com desperdício (por exemplo, desde a reinvenção de um processo já conhecido, até ao trabalho bem feito em circunstâncias similares).

















1. Niveis CMMI
O CMMI está dividido em cinco estágios:
1. Realização – Estágio inicial
2. Gerenciado – Gerenciamento de requisitos, planejamento de projeto, monitoramento e controle de projeto,gerenciamento de fornecedores, medição e análise, garantia da qualidade do processo e do produto, gerenciamento de configuração;
3. Definido – Desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração do produto, verificação e validação, foco no processo organizacional, definição do processo organizacional, treinamento organizacional, gerenciamento de riscos, gerenciamento integrado do projeto,análise da decisão e resolução;
4. Quantitativamente – Gerenciamento quantitativo do projeto, performance do processo organizacional;
5. Otimização – Análise causal e resolução, inovação organizacional e implantação.
A tendência atual é de que o modelo CMM seja substituído gradativamente pelo CMMI.


1.2 Onde utilizar o CMMI?
Os processos (negócio) e odesenvolvimento de soluções com engenharia de software são o foco do CMMI. Porém, por ser bem abrangente e ter uma estrutura mais aberta, muitas de suas práticas podem ser utilizadas em outros tipos de projetos.

2.  CMMI
O CMMI é o mais recente modelo de maturidade para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute - Carnegie Mellon University - EUA), um dos maioresinfluenciadores em gestão de processos de software em todo o mundo.
Derivado principalmente dos modelos SW-CMM (CMM for Software, voltado ao desenvolvimento de software básico, ou de infra-estrutura) e SE-CMM (CMM for Systems Engineering, voltado ao desenvolvimento de aplicações de software), o CMMI surgiu da percepção de que software básico e aplicações são desenvolvidos em contextos integrados.Além disso, o novo modelo reforça aspectos relacionados à gestão de fornecedores e poderá assimilar outros processos futuramente.




1.   Finalidade do CMMI
O projeto CMMI foi desenvolvido para:
- definir um ponto inicial para modelos integrados;
- Aprimorar as melhores praticas para a criação de modelos baseados em lições aprendidas;
- Estabelecer um framework...
tracking img