Biologia - matriz extracelular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
celular - Matriz Extracelular
Matriz Extracelular

Os tecidos não são constituídos apenas por células, grande parte do seu volume é espaço extracelular, preenchido por uma rede macromolecular,estas são produzidas e secretadas pelas células e são constituídas por proteoglicanos (glicoproteinas), por proteínas estruturais (colágeno), por proteínas de adesão (a laminina e a fibronectina). Asmacromoléculas é que formam a Matriz Extracelular.
A matriz Extracelular localiza-se externamente à membrana plasmática.
Funções:
- Fornecer suporte mecânico para os tecidos;
- Nutrição, permiteuma rápida difusão de nutrientes entre as células;
- Auxilia na regeneração dos tecidos;
- Influência no desenvolvimento, migração, proliferação, forma e função das células.
A matriz extracelular éencontrada em maior quantidade nos tecidos conjuntivos (ossos e cartilagens), em menor quantidade nos tecidos epiteliais, no tecido nervoso a substância extracelular praticamente não existe.
Asdiferentes combinações da matriz extracelular adaptam-se para propósitos específicos, como força nos tendões; dentes e ossos; acolchoamento na cartilagem e adesão na maioria dos tecidos.
A característicaque melhor distingue o sangue dos outros tecidos conjuntivos é o fato dele possuir uma matriz extracelular abundante, o plasma.
No rompimento de um vaso sanguíneo ou um ferimento que cause essalesão, as plaquetas reúnem-se e forma-se uma rede de fibrina, que nada mais é do que o coágulo.
O coagulo é uma matriz extracelular provisória para que os fibroblastos as células endoteliais,queratinócitos, o colágeno e outros elementos possam refazer esse tecido. Em alguns dias esse coagulo vai sendo substituído, virando uma matriz constituída e forte, passando a ter estrutura de colágeno àcicatriz.
No tecido ósseo a matriz extracelular é produzida pelos osteoblastos e os osteoclastos participam da reabsorção óssea.
O osso é um órgão duro, mas apesar disso pode ser remodelado, um exemplo...
tracking img