Cloud computer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES IRINEU GALHARDO JUNIOR

IMPLANTAÇÃO DA ARQUITETURA CLOUD COMPUTING EM PEQUENAS EMPRESAS

São Paulo 2012

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES IRINEU GALHARDO JUNIOR – RGM 24102700670

IMPLANTAÇÃO DA ARQUITETURA CLOUD COMPUTING EM PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pós-graduação em Gestão da Tecnologia emInformação da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a conclusão do curso.

Orientador: Prof. Ms. Jefferson Baptista Macedo

São Paulo 2012

3

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a três mulheres que, juntas, fazem com que, a cada dia, eu cresça como homem e ser humano: minha mãe e minhas irmãs Carmen e Denise.

4

AGRADECIMENTOS

Agradeço a toda equipe dapós-graduação da Universidade de Mogi das Cruzes, em especial ao Professor Doutor Leonardo Luiz e a Professora Regina Alves Vargas Pires.

Los pueblos que por cualquier consideración se manifiestan indiferentes por su historia y dejan pasar los elementos de que ella se compone, como pasan las hojas del otoño, sin que mano alguna las recoja, están condenados a carecer de fisonomía propia y apresentarse ante el mundo insulsos y descoloridos. Y si este olvido del cumplimiento de una obligación es resultado intencional de un falso amor patrio que silencia los errores o los crímenes, entonces es más de deplorarse, porque semejante manera de servir a la honra del país, más que una virtud es un delito que se paga caro, porque inhabilita para el ejemplo y para la corrección. (JUANMARÍA GUTIÉRREZ)

Galhardo, Irineu Junior. Implantação da arquitetura CLOUD COMPUTING em pequenas empresas. 33 folhas. Monografia. São Paulo: Universidade Mogi das Cruzes, 2012.

RESUMO

O estudo de caso apresentado busca demonstrar de maneira prática a migração da área de tecnologia de uma empresa pequena para a Arquitetura CLOUD Computing. O objetivo final da empresa eravirtualizar todo o processo da informação, desde o SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço), até o IaaS (Infraestrutura como Serviço). Para estudar o caso foi criado uma empresa fictícia no setor de Materiais para Construção (Baddy Materiais para Construção). A empresa estudada possuía 10 sucursais, por isso, o processo de migração foi fragmentado em dois níveis: unidade físicae serviço CLOUD. O Objetivo maior era promover a migração sem gerar possíveis quedas de sistema, inoperabilidade ou perda de consistência, sendo assim, a implantação da arquitetura CLOUD Computing começou da loja menor, que no caso identificamos como 01, para a maior, que foi identificada com o numero 10, e os serviços foram fragmentados iniciando pelos serviços de software e finalizandonos Hardwares. Sendo assim, este caso começa definindo os conceitos envolvidos para depois analisar os serviços SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e IaaS (Infra-estrutura como Serviço). PALAVRAS-CHAVE: Cloud Computong; HaaS; SaaS.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 01 Figura 02 Figura 03 Figura 04 Figura 05 Figura 06 Figura 07

Escritórios antes da Informatização.................................................. 05 Início da Informatização..................................................................... 06 Conceito de virtualização................................................................... 07 Mundo integrado nas nuvens............................................................. 10 Modelo nas nuvens daMicrosoft....................................................... Datacenter físico da Microsoft........................................................... Modelo CLOUD Baddy...................................................................... 11 11 26

LISTA DE TABELAS

Tabela 01 Tabela 02 Tabela 03 Tabela 04

Infraestrutura fixa versus demanda................................................... Migração...
tracking img