Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Clonagem

Conceitualmente, a clonagem é uma réplica (produção de cópia idêntica à original, do grego Klon, Klónos = rebento, broto,pequeno ramo). É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de copias geneticamente idênticas de um ser vivo: microorganismo, vegetal e animal.

A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única oupor um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependente do meio onde vivem e muito vulnerável às suas modificações.

A clonagem clássica ou tradicional, conhecida desde 1952, necessita de gameta feminino e do masculino e é uma imitação do processo natural: a fissão gemelar, no qual um óvulo fecundado se divide, dando origem aos gêmeos univitelinos.

Na natureza a clonagemé muito comum.Todas as células somáticas de um organismo pluricelular são, em si, Clones, isto é, são geneticamente iguais,descendem do mesmo zigoto.

O que pode ser feito da Engenharia Genética?

Muitas pessoas pensam que clone e clonagem têm o mesmo significado, porem isso não é verdade, tem uma pequena diferença.

Os clones são cópias genéticas de um ser vivo.Os vírus formam cópiasexatas a partir de um DNA viral. Da mesma forma agem as bactérias a partir de um plasmídeo bacteriano, formando colônias de bactérias com milhões de indivíduos exatamente iguais.

A clonagem é um método de produção da copa genética exata de um novo ser a partir de outro preexistente, sem a participação de gametas.Há clonagens que ocorrem naturalmente, como, por exemplo, em vírus e bactérias, e emgêmeos idênticos, na espécie humana.

Tipos de Clonagem

 Clonagem Natural

A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e mesmo da relva de jardim. A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gêmeos univitelinos. Nosdois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular.Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo patrimônio genético.

 Clonagem Reprodutiva

Uma das técnicas básicas usadas por cientistas é a transferência nuclear de célula somática (SCNT). Essatécnica foi usada por cientistas durante muitos anos, para clonar animais através de células embrionárias.

Como o nome da técnica implica, a transferência de uma célula somática está envolvida neste processo. Esta célula somática é introduzida, numa célula retirada de um animal (ou humano), logo depois da ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista deve remover os cromossomos, quecontêm genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente. Após introduzir a célula somática, as duas células fundem. Ocasionalmente, a célula fundida começará a tornar-se como um embrião normal, produzindo a prole se colocado no útero de uma mãe-de-aluguel para desenvolvimento mais adicional.

Os problemas associados com a técnica de SCNT são o sterss em ambas ascélulas envolvidas no processo. Isso resulta numa taxa elevada de mortalidade de ovos recipentes. Alem disso, o processo inteiro é um consumo de tempo e de recursos, porque as partes dele requerem o trabalho manual sob microscópio. Similar a outras técnicas, ela é também ineficiente pois, só aproximadamente 2% dos embriões sobrevivem para assentar bem a prole viva, e nivela então, muitas daquelasque sobrevivem dado logo após o nascimento. Como de 2004, a causa das perdas é desconhecida.

 Clonagem Embrionária

Por esse processo, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gêmeos ou trigêmeos ,etc. É um processo similar ao da natureza. Embora já em uso há anos com animais, muito pouco foi experimentado com seres humanos.

 Clonagem Terapêutica

A clonagem...
tracking img