Climatologia - koppen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS – UNIPAC
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE BETIM
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental








CLIMATOLOGIA
CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN
BETIM - MG

CLIMATOLOGY
THE KÖPPEN’S CLIMATE CLASSIFICATION
BETIM - MG

BETIM
2012
BUENO EULÁLIO
ESDRAS
JOSEFINA
SIMONE MORAIS
VANDERLÉIA LIMA

CLIMATOLOGIA
CLASSIFICAÇÃOCLIMÁTICA DE KÖPPEN
BETIM - MG

CLIMATOLOGY
THE KÖPPEN’S CLIMATE CLASSIFICATION
BETIM - MG

Trabalho apresentado à disciplina de Climatologia do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Betim.

Orientador: Prof. Luiz Carlos

BETIM
2012








Resumo: Objetivou-se com este trabalho foi classificar o tipo climático, deacordo com Köppen (1900), a cidade de Betim localizada na região metropolitana de Belo Horizonte – MG, correlacionando os dados climatológicos coletados durante catorze dias consecutivos e os aspectos morfológicos da mesma. Diariamente, foram coletadas as temperaturas, mínima e máxima, com uso termômetro digital para ambientes, a pluviosidade em sites na Internet, como o Clima Tempo e oFolha.com, e foi observado o tempo no momento exato da coleta. Os aspectos morfológicos, por um olhar macro, também foram observados, como o posicionamento geográfico e a existência de as áreas livres verdes, áreas livres ou áreas impermeabilizadas, informações importantes na análise e classificação de uma região. Como resultado obteve-se que a cidade de Betim, possui o tipo climático Cwa, ou seja, climatemperado úmido com Inverno seco e Verão quente.
Palavras chave: Classificação; Köppen; temperatura do ar; precipitação; Betim

Abstract: The objective of this work, according to Köppen (1900), was to classify the type of climate Betim located in the greater Belo Horizonte - MG, correlating climatological data collected for fourteen consecutive days, and its morphologicalaspects. Daily temperatures were collected, minimum and maximum, using a digital thermometer, rainfall on Internet sites such as the Clima Tempo Folha.com, and the weather was observed at the exact time of collection. The morphological aspects, overview, were also observed, as the geographical position and the existence of free green areas, open areas or impermeable areas, important information in the analysis andclassification of a region. As a result it was found that Betim city has Cwa climate type, in other words, humid temperate climate with dry winter and hot summer.

Key words: Classification; Köppen; air temperature; precipitation; Betim

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO5
2. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL 6
3. MATERIAL E METODOS 7
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
4.1. DADOS COLETADOS 8
4.1.1. TEMPERATURASMÍNIMAS, MÁXIMAS E PLUVIOSIDADE 8
4.1.2. PLANILHA DE DADOS COLETADOS 9
4.1.3. MÉDIA TÉRMICA E PLUVIOSIDADE MÉDIA 10
4.1.4. GRÁFICOS 11
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO
A classificação climática tem como objetivo definir limites geográficos através dos diferentes climas existentes em todo o planeta, podendo-se utilizar de doisdiferentes métodos: a Classificação Climática de Köppen (1900) ou a de Thornthwaite (1948).
A classificação climática de Köppen, para tanto, além de inter-relacionar as médias das temperaturas e pluviosidade mensais e anuais, é necessário também identificar a vegetação nativa do local a ser analisado, para determinar os limites climatológicos de sua classificação. Já a classificação climática deThornthwaite relaciona a precipitação típica da área analisada com a evapotranspiração pontecial, para caracterizar do clima de uma determinada região.
O objetivo deste trabalho foi caracterizar o clima da cidade de Betim, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte – MG, utilizando-se o método de Köppen, para futuras comparações entre cidades vizinhas e outras aplicações afins.

2....
tracking img