Bancos e entidades de fomento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bancos e Entidades de Fomento



Bancos



São instituições intermediarias entre agentes superavitários e agentes deficitários, que exercem, além de outras, a função de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Os bancos tem também por funções depositar capital em formas de poupança, financiarautomóveis e casas, trocar modas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.



Entidades de Fomento



São instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Exercem uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. Essa entidades são conhecidas como Empresas de Factoring , que consiste naprestação de serviços de apoio às pequenas e medias empresas, conjugada com a compra de direitos creditórios originados de vendas mercantis realizadas por sua clientela.



Inflação



É um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária umaquantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos. Há vários fatores que podem gerar inflação. O aumento muito grande do preço de um item básico na economia pode contaminar os demais preços provocando uma alta generalizada. É o caso do petróleo e da energia elétrica, por exemplo. O excesso de consumo também provoca inflação, pois os produtos tornam-se escassos ocasionando aumento de seuspreços. A inflação pode ser dividida em:

➢ Inflação de Demanda - ocorre quando ha o excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. Acontece quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para ser combatida é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.




➢ Inflação de Custos - ocorre quando ha oaumento dos custos, fazendo com que haja a diminuição da produção e com isso os preços de mercado também aumentam.As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente.Deposito Compulsório



É um dos instrumentos que o Banco Central usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crédito disponível e as taxas de juros cobradas. Por meio deste, os bancos são obrigados a depositar em conta do Banco Central uma parte dos recursos captados dos seus clientes nos depósitos à vista, a prazo ou poupança. Quando odepósito compulsório reduz, o Banco Central dá aos bancos mais dinheiro para emprestar aos seus clientes. Isso ajuda a reduzir os juros bancários e em momentos de mais escassez de dinheiro, impedir que sequem as fontes de crédito para o consumidor e para empresas.

Veja como funcionam os diferentes tipos de compulsório:

➢ Depósitos à vista - os bancos recolhem 42% dos depósitos a vista (dinheiroda conta corrente) feitos pelos seus clientes e depósitam o dinheiro em espécie no Banco Central. Sobre esse valor a recolher, é dado um desconto de R$ 44 milhões, ou seja os bancos so depositam aquilo que ultrapassam esse valor. O dinheiro não tem remuneração. Equivale hoje a cerca de 20% de todo o compulsório recolhido pelo BC.




➢ Depósitos a prazo - os bancos recolhem 15% dosdepósitos a prazo (CDB, por exemplo) feitos pelos seus clientes. Parte do recolhimento é feito por meio de títulos públicos remunerados (30%). Outra parcela, em espécie, fica sem remuneração (70%). Há um desconto de R$ 2 bilhões no valor a ser recolhido. Representa cerca de 20% de todo o compulsório recolhido.




➢ Caderneta de poupança - o Banco Central exige o recolhimento em em espécie,...
tracking img