Climas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA










OS CLIMAS DO BRASIL:
Clima Tropical-Equatorial









JOÃO PESSOA
Abril de 2013
Bruno Peixoto
Camila Alves do Nascimento
Mayara Praxedes Nascimento
Swed Cayammi Lima Santos







Trabalho apresentado em atendimento as exigências do componentecurricular de Geografia ministrado pelo professor Adriano Lucena no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental como critério para compor a nota de desempenho no componente.




















JOÃO PESSOA
Abril de 2013
1. INTRODUÇÃO



O Brasil é um país que apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de are das correntes marítimas, além de haver em seu território grande variação de temperatura, pressão e umidade, fatores que influenciam e compõem o clima. Deste modo, o Brasil apresente uma grande diversidade climática ao longo de seu território.

A maior parte da área do Brasil está localizada na Zona Intertropical, ou seja, nas zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos.Outro fator interessante do clima brasileiro se refere à amplitude térmica (diferença entre as médias anuais de temperatura máximas e mínimas), conforme se aproxima da linha do Equador, a amplitude térmica é menor. 

Para classificar os diferentes tipos de clima no Brasil, podemos destacar, entre outros, fatores como: a configuração geográfica, a maritimidade/continentalidade, as modestasaltitudes do relevo, sua extensão territorial, suas formas de relevo, e principalmente dinâmicas das massas de ar.

De acordo com esses fatores, temos então os cinco principais tipos climáticos do País, que são: Clima equatorial, Clima tropical-equatorial, Clima tropical litorâneo do Nordeste oriental, Clima tropical úmido-seco ou tropical do Brasil central e Clima subtropical úmido.Este trabalho abordará o Clima tropical-equatorial trazendo informações a respeito de suas principais características, temperaturas, índices de precipitação e localização.



















2. CLIMA TROPICAL-EQUATORIAL



2.1. CARACTERIZAÇÃO

Este clima tem variabilidade pluviométrica que apresenta localidades tanto com índices elevados, como na cidadede São Luís no Maranhão (aproximadamente 2.300 mm), quanto com índices muito baixos sendo pouco expressivos, como em Campo Sales, no Ceará (por volta de 620 mm). Essa variabilidade é refletida pela associação à vegetação da mata de cocais, área de transição entre a floresta amazônica e a caatinga.

A temperatura varia consideravelmente de forma temporal e espacial, apesar de toda áreaestar enquadrada no âmbito de climas quentes. A temperatura média anual varia entre 24 ºC e 27 ºC. A média das temperaturas máximas pode chegar a atingir 33 ºC, como em Mossoró (RN) e a média das mínimas pode chegar á 18ºC, na cidade de Monteiro (PB). As temperaturas máximas absolutas em vários locais passam dos 40ºC, já as mínimas absolutas caem abaixo dos 10ºC em outros locais.

Esteclima sofre influencia do relevo da porção oriental da região, como também da continentalidade no sentido leste-oeste, está associado às atividades humanas que definem as áreas com menor pluviosidade.

2. LOCALIZAÇÃO

O clima tropical-equatorial aparece em parte das regiões Norte (centro-norte do Estado do Tocantins) e no Nordeste (todo Estado do Ceará, quase todo o Estado doMaranhão, parte dos Estados do Piauí, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte).







[pic]




3. SUBDIVISÕES

De acordo com suas características específicas o clima tropical-equatorial pode der dividido em quatro subtipos:

2.3.1. Com quatro a cinco meses secos

Caracteriza-se tanto pela influência da maritimidade...
tracking img