Climas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Engenharia Sanitária e Ambiental
Matéria para a P1

A matéria para a prova P1 foi retirada das transparências e notas de aulas.

Faz Parte da matéria os trabalhos executados.

Deverá ser consultada outras fontes, conforme as indicadas na Bibliografia apresenta no Plano de Aula.



1 – A crise ambiental

Segundo Miller, nosso planeta pode ser comparado com uma astronavedeslocando-se no espaço sideral sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria. O uso de energia implica na degradação de sua qualidade. Como conseqüência da Lei da conservação de massa, os resíduos energéticos somados aos resíduos de matéria, alteram a qualidade do meio ambiente no interior dessaastronave. Assim, os passageiros, utilizando-se da inesgotável energia solar, processam, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando algum tipo de poluição. Do equilíbrio entre esses três elementos (população, recursos naturais e poluição) dependerá o nível de qualidade de vida no planeta.

1.1 - População

• Atualmente a taxa de crescimento dapopulação está em aproximadamente 1,3 % ao ano.

• Os países desenvolvidos têm 20% da população total e os subdesenvolvidos 80%.

As altas taxas de crescimento da população começaram a ocorrer a partir da

Revolução Industrial, pois a tecnologia passou a proporcionar uma redução da taxa bruta de mortalidade.

Dentro dessa perspectiva de crescimento, cabe questionar até quando os recursos naturaisserão suficientes. Existem autores, como Lappe e Collins que contestam a tese de insuficiência de recursos naturais e responsabilizam a má distribuição de renda e a má orientação da produção agrícola pela fome no mundo hoje.

1.2 – Recursos Naturais

Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, populações e ecossistemas necessitam para sua manutenção. Existe um envolvimento entrerecursos naturais e tecnologia, uma vez que há necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso natural. Recursos naturais e economia interagem de modo bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida que sua exploração é economicamente viável. Finalmente, algo se torna recurso natural caso sua exploração, processamento e utilização não causarem danos ao meioambiente. Recursos naturais podem ser classificados em:

• Renováveis: depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais. (Ex: água)

• Não-renováveis: uma vez utilizado não pode ser reaproveitado. (Ex: combustível fóssil) Os não-renováveis apresentam duas classes:

• Minerais não energéticos: podem se renovar, mas após um período de tempo tal que não serãorelevantes para a existência humana. (Ex: fósforo, cálcio)

• Minerais energéticos: são efetivamente não-renováveis. (Ex: combustíveis fósseis e urânio)

Existem situações em que um recurso renovável passa a ser não-renovável. Essa condição ocorre quando a taxa de utilização supera a máxima capacidade de sustentação do sistema.

1.3 – Poluição

Como resultado da utilização dos recursosnaturais pela população surge a poluição. Poluição é uma alteração indesejável (causada pelas atividades e interações humanas) nas características químicas, físicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que cause ou possa causar prejuízo à saúde, à sobrevivência ou às atividades dos seres humanos e outras espécies ou ainda deteriorar materiais.

Poluentes são resíduos gerados pelasatividades humanas, causando um impacto ambiental negativo. As fontes poluidoras (origem dos resíduos) podem ser classificadas em:

• Pontuais(ou localizadas): lançamento de esgoto doméstico, aterro sanitário etc

• Difusas (ou dispersas): gases expelidos do escapamento de veículos, agrotóxicos aplicados na agricultura e dispersos no ar etc

Os efeitos da poluição podem ser:

• Locais ou...
tracking img