Pmsb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 JUSTIFICATIVA

Há uma estreita relação entre qualidade de vida e saúde com saneamento básico, isso porque, a falta ou insuficiência de recursos básicos como água potável e rede de esgoto podem trazer prejuízos de cunho econômico, humano e ambiental. A saber, em uma comunidade em que há a ausência de uma adequada coleta e tratamento de esgoto, fornecimento de água tratada, coleta de lixo,haverá repercussão direta na saúde e qualidade de vida dos indivíduos pertencentes a esse grupo o qual poderá estar mais suscetível a doenças. Podemos exemplificar isso da seguinte maneira: o esgoto laçado diretamente ao meio ambiente, sem tratamento, poderá contaminar recursos hídricos, causar impactos ambientais e prejudicar a saúde das pessoas expostas. Tais fatores poderão demandar atendimentomédico hospitalar e talvez o uso de medicamentos, o que despenderá custos financeiros, seja do sistema particular ou do sistema público de saúde.
Sob esse aspecto, ações de saneamento básico são importantes para a população em geral e se observarmos por um prisma além do material, tais ações estão vinculadas aos direitos que fundamentam o princípio da dignidade humana, ideia essa defendida porSaker (2007).
Consta na Constituição Federal do Brasil de 1988, que a saúde é considerada um direito de todos e um dever do Estado, sendo responsabilidade dele também prover as ações necessárias para garanti-la, dentre elas, as ações de saneamento.
Entendemos então que as políticas públicas deveriam abarcar tais questões, no entanto, seja por questões de ordem operacional, planejamento ou decunho político, o Estado não tem conseguido suprir essas necessidades satisfatoriamente em todo o território nacional. Como conseqüência, a população que não é alcançada por esse serviço básico, sofre um maior risco de adquirir doenças de veiculação hídrica e/ou ficar exposta a vetores de transmissão de microrganismos patógenos que estão associados à falta de saneamento básico.
A partir dediscussões desse cunho surgiu o interesse por esse estudo o qual buscará identificar as condições de saneamento básico de uma comunidade- distrito chamada Duque de Caixias, pertencente ao município de Teixeira de Freitas- Ba.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
Identificar quais são as condições de saneamento básico na comunidade de Duque de Caixias, pertencente ao município de Teixeira de Freitas-Ba.

2.2 Objetivos Específicos
Obter dos moradores informações da (s) doença (s) relacionadas a saneamento básico que são mais comuns na comunidade; verificar o conhecimento sobre a profilaxia dessa (s) doença (s) pela população de Duque de Caixias; identificar o conhecimento sanitário da comunidade pesquisada; analisar a qualidade da água consumida por essa população.3 PEGUNTA NORTEADORA

Quais são as condições de saneamento básico na comunidade de Duque de Caixias, pertencente ao município de Teixeira de Freitas- Ba?






























4 HIPÓTESES

4.1 Hipótese 1:
Por ser uma pequena comunidade, tanto no aspecto de territorial como demográfico, acreditamos que isso permite às autoridadesresponsáveis oferecer um serviço de saneamento básico satisfatório, por isso, doenças relacionadas à ausência desses serviços não são comuns na população.

4.2 Hipótese 2:
Por ser uma pequena comunidade, não próxima ao perímetro urbano não é dispensada a atenção necessária a essa população não sendo assim oferecido um serviço de saneamento básico satisfatório, sendo comum nos moradores, a ocorrênciade doenças relacionadas à ausência desses serviços.





















5 SANEAMENTO BÁSICO COMO CONCEITO

Cumpre inicialmente, conceituarmos saneamento básico. De acordo com a Lei 11.445/07, artigo 3º, inciso I, alíneas a, b, c e d, saneamento básico se configura como o “conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de: a) abastecimento de água...
tracking img