Clima organiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Personalidades nas organizações
Publicado em: 03/10/2012 – Artigonal

1. Introdução
A evolução da teoria da administração e a mutação do mercado bastante competitivo e exigente têm despertado na gestão de pessoas a necessidade de estudos mais detalhados sobre os fatores que influênciam a personalidade do individuo e seu comportamento na organização.  
Stephen Robbins (2008, p. 06),define comportamento organizacional como um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o proposito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
De acordo com Maximiliano (2000, p. 243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para administração dasorganizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos.
Segundo Chiavenato (1999, p.304) é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõemcoordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
Então entendemos que o comportamento organizacional esta direcionado ao estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento pode ajudar ou prejudicar o desempenho da empresa, dá ênfase ao trabalho, a produtividade, ao absenteísmo, administração e desempenho humano; As disciplinas quecontribuem para o seu estudo é a psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia, ciência politica. A união de tais disciplinas dá origem a três áreas de estudo, ao estudo do indivíduo, grupo e o sistema organizacional, fundando assim a ciência do comportamento organizacional.
A importância da gestão de pessoas em entender o comportamento do indivíduo nos direciona a delimitar nestetrabalho no campo de estudo na área da psicologia, focando nos tipos de personalidades e os atributos que a influência no meio organizacional.
A psicologia estuda o indivíduo e tem como objetivo de compreender, explicar e de até mudar o comportamento humano, trazendo assim para gestão de pessoas a contribuição para um resultado eficaz na organização.

2.  Definição  de personalidade
O estudo dapersonalidade no meio organizacional, trás para os gestores uma oportunidades de explorar, uma área da psicologia que contribui consideravelmente para o sucesso nos resultados empresarias. A diferença do comportamento ocorre visivelmente e varia de individuo para individuo, alguns são calmos, outros agitados, outros agressivos, para sabermos melhor sobre essas personalidades e tirarmos um aprendizadosobre tal assunto, veremos algumas definições de personalidades.
Carver e scheier dão a seguinte definição: "Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa".
Já Asendorpf define personalidade como: São as particularidades pessoais duradouras, não patológicas e relevantes parao comportamento de um indivíduo em uma determinada população.
Stephan robben diz que a personalidade é um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo e que se refere a um total agregado que é maior do que a soma das partes.
2.1  Contribuição  psicanalítica
A psicanálise nos traz uma contribuição para definição da estruturadinâmica da personalidade, que segundo Freud afirma que cada pessoa é movida por uma quantidade limitada de energia psíquica que provém das pulsões, ou seja, dos instintos e diz que toda ação do homem é motivada, assim pela busca do prazer de dá vazão a energia psíquica acumulada.
Freud nos traz o modelo da estrutura da personalidade dividindo-a em três partes, o id o ego e o superego.
O id é...
tracking img