Trabalho de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portugues Gêneros Literários
Características dos Gêneros

Gênero Épico
A palavra “épos” vem do grego e significa “versos” e, portanto, o gênero épico é a narrativa emversos que apresenta um episódio heroico da história de um povo. Na estrutura épica temos: o narrador, o qual conta a história praticada por outros no passado; a história, asucessão de acontecimentos; as personagens, em torno das quais giram os fatos; o tempo, o qual geralmente se apresenta no passado e o espaço, local onde se dá a ação das personagens.Neste gênero, geralmente, há presença de figuras fantasiosas que ajudam ou atrapalham no curso dos acontecimentos. Quando as ações são narradas por versos, temos o poema épicoou epopeia. Dentre as principais epopeias, temos: Ilíada e Odisseia.

Gênero Lírico
O gênero lírico não configura nitidamente personagens, caracteriza-se pelapredominância de uma voz central, um “eu” lírico (que não é um “eu” individual) que se funde com o mundo e exprime a plasmação imediata de seus próprios estados de alma, emoções, disposiçõespsíquicas, concepções, reflexões, visões, sentimentos, intensamente vividos e experimentados através de um discurso breve, conciso, denso e extremamente expressivo, construído comritmo, musicalidade e imagens.

Gênero Dramático
A palavra “drama” vem do grego e significa “ação”, logo, é um acontecimento ou situação com intensidade emocional, a qualpode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. A princípio os gregos abordavamapenas dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia.Neste estilo literário o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam através das personagens.
tracking img