Clima orgabizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA ORGANIZACIONAL







































CURITIBA
2010











CLIMA ORGANIZACIONAL




































CURITIBA
2010



Introdução
Clima Organizacional é uma ferramenta muito utilizada nas empresas, ela é um fator estratégico administrativo da empresa, eseus resultados são diretamente analisados pelo setor de RH, porém é utilizado por toda a área gerencial. Este é um processo de avaliação ligado ao ambiente organizacional e tem como principal finalidade analisar a satisfação dos colaboradores, fazer um feedback da qualidade, identificando os problemas e fornecendo informações para a tomada de novas decisões. Tem como objetivo manter seuscolaboradores motivados já que o fator humano na empresa é de suma importância, pois o desempenho dos recursos humanos, afeta o desempenho organizacional como um todo.
Essa avaliação do clima organizacional pode ser feita de duas formas, a Avaliação Setorial e a Avaliação Coorporativa ou Institucional obtendo três tipos de clima bom, prejudicado ou ruim.
A avaliação pode ser feita através de uma pesquisa eesta, por exemplo, deve abranger questões como:
▪ O trabalho em si
▪ Integração Setorial, interpessoal
▪ Salário
▪ Estilo Gerencial
▪ Comunicação
▪ Desenvolvimento Profissional
▪ Imagem da empresa
▪ Benefícios
▪ Condições físicas do trabalho
▪ Segurança do trabalho
▪ Objetivos organizacionais
▪ Ética e responsabilidade social
▪ Reconhecimento
▪Envolvimento/Comprometimento
▪ Fatores Motivacionais

O clima organizacional oferece todas as informações para que se identificados problemas e a empresa possa redefinir seu plano de ação otimizando maior satisfações de seus colaboradores.










Clima Organizacional
Clima organizacional é a estratégia administrativa desenvolvida para analisar o nível de satisfação dos colaboradores para com aorganização.
O clima refere-se ao ambiente organizacional onde existe um jogo de expectativas, interesses, percepções individuais e grupais, junto a isso as convicções da organização, estratégias, os interesses da empresa que regulam as atividades, comportamento de seus funcionários e promovem um ambiente característico.
“O clima é o indicador do grau desatisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa”. (Roberto Coda,prof. USP)
Mas por qual motivo devemos avaliar o clima organizacional? Segundo Chiavenato “Os objetivos da Administraçãode Recursos Humanos são:...criar, manter, desenvolver um contingente de recursos humanos, com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização;...”
1º - Porque é uma de suas principais obrigações da empresa, de seus principais compromissos. Faz parte de sua missão.
2º - Porque constitui uma oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados dosnegócios.
3º - Porque os clientes internos são a razão de ser de cada pessoa ou de cada setor de uma empresa. Logo a empresa deve mantê-los satisfeitos.
4º - Porque o desempenho dos recursos humanos, afeta o desempenho organizacional e porque o desempenho dos recursos humanos é afetado pela sua motivação.
5º - Porque a recessão, o intenso uso da automação, aumento da concorrência, assim comoas novas estratégias de RH (terceirização, dowsizing), vem modificando a atitude dos trabalhadores em relação às suas empresas.
6º - Porque as recentes ondas de privatizações, fusões, aquisições e outras formas de associações vêm misturando culturas empresariais, com valores e crenças muitas vezes conflitantes, o que tem contribuído para a degradação do clima organizacional.
“Clima...
tracking img