Clima orgabizacional

2461 palavras 10 páginas
CLIMA ORGANIZACIONAL

CURITIBA
2010

CLIMA ORGANIZACIONAL

CURITIBA
2010

Introdução Clima Organizacional é uma ferramenta muito utilizada nas empresas, ela é um fator estratégico administrativo da empresa, e seus resultados são diretamente analisados pelo setor de RH, porém é utilizado por toda a área gerencial. Este é um processo de avaliação ligado ao ambiente organizacional e tem como principal finalidade analisar a satisfação dos colaboradores, fazer um feedback da qualidade, identificando os problemas e fornecendo informações para a tomada de novas decisões. Tem como objetivo manter seus colaboradores motivados já que o fator humano na empresa é de suma importância, pois o desempenho dos recursos humanos, afeta o desempenho organizacional como um todo.
Essa avaliação do clima organizacional pode ser feita de duas formas, a Avaliação Setorial e a Avaliação Coorporativa ou Institucional obtendo três tipos de clima bom, prejudicado ou ruim.
A avaliação pode ser feita através de uma pesquisa e esta, por exemplo, deve abranger questões como: ▪ O trabalho em si ▪ Integração Setorial, interpessoal ▪ Salário ▪ Estilo Gerencial ▪ Comunicação ▪ Desenvolvimento Profissional ▪ Imagem da empresa ▪ Benefícios ▪ Condições físicas do trabalho ▪ Segurança do trabalho ▪ Objetivos organizacionais ▪ Ética e responsabilidade social ▪ Reconhecimento ▪ Envolvimento/Comprometimento ▪ Fatores Motivacionais

O clima organizacional oferece todas as informações para que se identificados problemas e a empresa possa redefinir seu plano de ação otimizando maior satisfações de seus colaboradores.

Clima Organizacional Clima organizacional é a estratégia administrativa desenvolvida para analisar o nível de satisfação dos colaboradores para com a

Relacionados