Clientelismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONHECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO TENDO O CLIENTELISMO COMO FERRAMENTA PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES


Ana Lúcia M. da Silva
Elisanja Santana Miranda
Fagner Ferreira Queiroz
Filipe Guimarães de Melo Moura
Lucilene da Silva Almeida Piazza
Patrícia Gisele Gomes da Silva
Viviane Mota Gomes de Almeida
Graduandos do 2º período, do Curso de Administração
Faculdade UNIPAC de Educação eEstudos Sociais
Ribeirão das Neves / Minas Gerais – Brasil


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conhecimento da administração tendo o clientelismo[1] como ferramenta para o sucesso das organizações, e descobrir na prática de suas atividades quais os princípios administrativos foram adotados com relação às teorias de Ciências Políticas, Economia, Contabilidade, Matemática,Sociologia e Teoria Geral da Administração.
A partir da definição do tema, deu-se o inicio de um projeto de pesquisa, desenvolvido a partir de Convenções[2] do grupo, que unanimemente[3] decidiram adotar a Casas Bahia como referência de uma organização de sucesso.
O trabalho em questão trata-se de uma tentativa de identificar e compreender um dos fatores que comprometem o fortalecimento dademocracia no Brasil, o clientelismo. O foco central do texto é saber como e se é possível consolidar esta instituição em estudo num contexto em que valores conservadores e práticas da política tradicional são, ainda, profundamente arraigados. O principal fator que garantiu a sobrevivência do clientelismo no atual período democrático é a sua naturalização no cenário político. Assim, partimos da seguinteconstatação: o clientelismo é uma instituição política no Brasil. E, como forma de se compreender a instituição clientelismo, e como esta se formou e se consolidou a partir dos novos marcos legais advindos da retomada da democracia no final da década de 1980. As trocas clientelísticas bem sucedidas são uma garantia de sucesso político, na medida em que esta é capaz de adaptar-se ao novo marcoinstitucional legal e dele tirar proveito para a sua permanência no jogo das trocas de favores.
Este projeto tem por finalidade, ministrar de forma panorâmica alguns princípios do Clientelismo, além de fazer eventualmente uma análise sintética a partir das teorias estudadas, fontes da organização, informações verbais, compilação de dados escritos em jornais e revistas e sites disponíveis daorganização.


PALAVRA CHAVE: Clientelismo, Sucesso, Teoria e Organização.

Histórico sintetizado das Casas Bahia e o Clientelismo

Apresentamos especificamente neste trabalho interdisciplinar de forma sucinta fatos históricos da vida pessoal e profissional do Sr. Samuel Klein, o fundador das Casas Bahia.
Sr. Klein nasceu em 15 de novembro de 1923 na aldeia de Zaklikov, na Polônia.Terceiro de nove irmãos, filho de Sucher e Szeva Klein, Samuel teve uma infância modesta (Os alimentos eram contados, não podia haver desperdício), ajudando o pai carpinteiro, depois de abandonar os estudos fugindo do preconceito e da perseguição aos judeus na época. Iniciada a Segunda Guerra Mundial, em 1939, Samuel Klein foi preso e enviado a um campo de concentração em Maidanek, na Polônia, juntocom seu pai. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka e Samuel nunca mais os viu. Foi enviado a um campo de trabalhos forçados, onde sobreviveu com as habilidades de carpinteiro. Em 1944 Samuel conseguiu fugir aproveitando-se de uma distração dos guardas, quando os alemães resolveram retirar os presos de Maidanek e levá-los a pé para a Alemanha. Permaneceu naPolônia até o fim da guerra. Em seguida foi para Munique, na Alemanha, onde ficou por seis anos. Samuel tornou-se comerciante na Alemanha: comprava vodca de fazendeiros e vendia para os soldados russos, além de viajar para vários lugares abastecendo com o que estava em falta. Em cinco anos juntou algum dinheiro. Em Berlim conheceu e casou-se com Chana, uma jovem vendedora de uma loja de...
tracking img