Claus porto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Várias definições de pesquisa
“Asking questions means investigating, seeking to learn and understand. (...) We ask questions to probe the unknown” Jean-Marc Lech. “That is the Question: Which One?”. Ipsos Ideas, Maio 2006.
“[…] busca com vista ao enriquecimento do conjunto de conhecimentos de cada um e, possivelmente, de outros indivíduos, recorrendo a processos metódicos que conduzam àdescoberta de factos e ideias não triviais.” K. Howard, J.A. Sharp. The Management of a Student Research.
(Uma) “pesquisa é conduzida para resolver problemas e para alargar conhecimentos. […] é uma forma sistemática de fazer perguntas, um método sistemático de inquirição.” C.J. Drew. Introduction to Designing and Conducting Research.

Dados secundários é a informação recolhida por outras entidadespara outros fins que não o da investigação em causa mas, que fornecem informação útil. Servem normalmente para responder a questões de carácter mais geral.
O tipo de informação recolhida nestes dados é útil como ponto de partida para uma investigação e as principais vantagens dos dados secundários prendem-se com a facilidade e o baixo custo com que se obtêm.
Ao recolher informação secundáriadeve-se ter em conta as fontes consultadas, estas devem ser credíveis, actuais e em linha com o interesse da investigação.
Neste trabalho recolhemos a informação secundária maioritariamente em websites tais como :
Procuramos informação relativa a organização em causa, estrutura e composição da mesma, tipo de actividades desenvolvidas pela Organização...
Dados Primários é a informação recolhida pelopróprio investigador, específica para a investigação em causa e que não se encontra em outras fontes de informação. Este tipo de pesquisa complementa a recolha de dados secundária embora seja à partida mais dispendiosa e demorada.
Existem duas categorias de recolha de informação primária: confirmatória e exploratória.
A pesquisa confirmatória serve para recolher informação precisa sobre ideiasbem definidas. Procura respostas definitivas para questões especificas. Pode ser realizada através de focus group, questionários, etc.
A recolha exploratória serve para adquirir novas ideias, pontos de vista, percepções e um entendimento mais profundo acerca do objecto de investigação. Neste tipo de recolha de dados devem-se colocar questões abertas, avaliar a informação sem ideiaspré-concebidas. Pode-se fazer através de entrevistas, focus group, estudos de observação, etc. A pesquisa exploratória tipicamente resulta em informação valiosa para o entendimento do problema mas é pouco precisa.
A entrevista “consiste numa conversa intencional, geralmente entre duas pessoas, embora por vezes possa envolver mais pessoas, dirigida por uma delas com o objectivo de obter informações sobre aoutra” (Morgan, 1988, citado por Bogdan & Biklen 1994: 134).
Este tipo de ferramenta tem como principal objectivo a recolha de informação qualitativa.
Podem considerar-se 3 tipos de entrevistas sendo que cada uma delas tem um objectivo especifico:
Entrevista Estruturada – apresenta uma estrutura rígida, obedecendo a um questionário com perguntas pré-estabelecidas sendo estas fechadas e quedevem ser respondidas pelo(s) entrevistado(s) por uma ordem lógica e pré-estabelecida. Não admite flexibilidade. Contudo a sistematização dos dados é mais fácil uma vez que as categorias são criada a priori.
Entrevista Não Estruturada – este tipo de entrevista embora leve bastante mais tempo é de facto uma entrevista em profundidade uma vez que permite que o entrevistado organize o seu própriodiscurso tendo como ponto de partida uma pergunta geral feita pelo entrevistador. É desenvolvida em torno de uma conversa. Não existe um guião apenas é criado um conjunto de tópicos que ajudarão o entrevistador na condução da entrevista.
Entrevista Semi-Estruturada – consiste numa estrutura menos rígida, é criado um guião que servirá apenas como fio condutor da entrevista, não obriga a uma...
tracking img