Explique a frase de gabriel marcel: o homem livre é aquele que pode prometer e pode trair.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
Na frase de Gabriel Marcel “O homem livre é aquele que pode prometer e pode trair” podemos observar que existem alguns pontos que precisam ser esclarecidos, portanto, antes de explicarmos osentido da frase, vamos primeiramente fazer algumas definições.
O mundo em que o ser humano está inserido é tido como “mundo moral”. Isso significa que estamos sob influência de valores e regrassociais, o que leva a exigir do homem uma consciência crítica, que pode ser entendida como consciência moral. Essa consciência é relacionada ao conjunto de regras e valores que reconhecemos como válidospara orientar nossas escolhas, e que vão distinguir os valores morais dos atos que praticamos. Ela atua como um juiz interno, que consulta as normas estabelecidas e as interioriza como suas ou não, daítomamos decisões e julgamos nossos atos.
No mundo infantil obedecemos passivamente aos costumes por conformismo ou por temor à reprovação da sociedade ou dos deuses, essa definição se refere aoconceito de heteronomia. Ao entramos na fase adulta, refletimos sobre as limitações que nos são impostas, a partir das quais orientamos as nossas ações para superar os nossos condicionamentos. Portanto,quando decidimos pelo dever de cumprir uma norma, o centro da decisão é a nossa própria consciência moral, em conseqüência disso, criamos a nossa autonomia.
A consciência moral produz o comportamentomoral, que tem como fundamento a consciência, a liberdade, e a responsabilidade. Por exemplo, ao prometermos algo, criamos uma obrigação, um dever a cumprir. Mas a natureza da obrigatoriedade moralnão reside na exterioridade, é moral justamente porque deriva do próprio sujeito que se impõe a necessidade do cumprimento da norma. E a obediência à lei livremente escolhida é uma forma de liberdade. Ocompromisso humano que daí deriva é a obediência à decisão. No entanto, o compromisso não exclui a não-obediência, o que determinará o caráter moral ou imoral do nosso ato.
Logo, quando Gabriel...
tracking img