Citresu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE FARROUPILHA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CITRESU: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

ELIS REGINA VEDANAPATRÍCIA BOESSIO

FARROUPILHA, JUNHO DE 2012.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (CITRESU)
AUTOR: EDUARDO DE LIMA CALDAS

O lixo é o grande responsável por um dos maisgraves problemas ambientais do nosso planeta. Seu volume é excessivo e vem aumentando a cada dia e, além disso, os locais para disposição de todo esse resíduo estão se esgotando, exigindo iniciativasurgentes que reduzam a quantidade enviada para os aterros sanitários, lixões e aterros clandestinos. Frente a esse problema, os gestores públicos se veem pressionados a encontrar soluções que reduzamos custos da coleta do lixo e o destinem adequadamente.
Com foco nessas questões, surgiu o Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CITRESU). Composto por 10 municípiosda região celeiro do Rio Grande do Sul, a ideia nasceu na cidade de Três Passos. Os municípios pertencentes ao consórcio representam 40% da área da região celeiro e possuem aproximadamente 53% dapopulação regional.
O problema que motivou a criação do consórcio foi a destinação inadequada dos resíduos sólidos. A maioria dos municípios contratava empresas para coletar os resíduos e depositá-losem algum aterro sanitário ou “lixão” de outra cidade. O que não significava a resolução do problema, mas sim a transferência do problema ambiental. Assim, a necessidade de resolver o problema motivouos municípios a pensarem na constituição de um consórcio intermunicipal que pudesse dar um destino final ao resíduo sólido.
A formação do consórcio com os 10 municípios foi possível graças à atuaçãode alguns prefeitos, à pressão da Promotoria, da oposição e da opinião pública. As negociações entre os prefeitos e a captação dos recursos para viabilizar um espaço comum para a destinação dos...
tracking img