Citoplasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. Citoplasma
1.1 - Conceito
O citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares.
1.2 - Componentes
A componente aquosado Ribossomo (cerca de 80%) é composta por íons e macromoléculas solúveis como enzimas, carboidratos, sais, proteínas e uma grande proporção de RNA. Este componente aquosa também é denominada de hialoplasma (ou citoplasmas fundamentais, que está em desuso).
O componente não solúvel do citoplasma é constituído por organelos: mitocôndrias, cloroplastos, lisossomas, peroxissomas, ribossomas,vacúolos, citoesqueleto e outras estruturas membranares (complexo de Golgi e Retículo Endoplasmático).
1.3 - Funções
Desempenha um papel estrutural da sua mãe, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular: glicólise anaeróbia e a síntese proteica.
Asenzimas lisossômicas são produzidas no retículo endoplasmático rugoso, passam para o complexo de golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de vesículas (lisossomos primários). Quando uma partícula de alimentos é englobada por endocitose, forma-se um vacúolo alimentar, um ou mais lisossomos fundem-se no fagossomo despejando enzimas digestivas nele, assim forma-se o vacúolo digestivo e asmoléculas provenientes da digestão se fundem no citoplasma. O vacúolo cheio de resíduos é chamado de vacúolo residual.
1.4 - Diferenças entre o citoplasma das células procarióticas e eucarióticas.
Enquanto todas as células possuem citoplasma, células de diferentes grupos biológicos podem divergir substancialmente nas características dos seus citoplasmas. Nas células animais, o citoplasma ocupa cerca demetade do volume da célula, enquanto em células vegetais ele ocupa menos espaço devido à presença de vacúolos.
02. Citoesqueleto
2.1 - Conceito
Um verdadeiro “esqueleto” formado por vários tipos de fibras de proteínas cruza a célula em diversas direções, dando-lhe consistência e firmeza.
2.2 - Componentes
É formado por proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários,filamentos de actina e os microtubulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina.
2.3 - Funções
Entre as funções do citoesqueleto, destacam-se:
- A participação na organização dos centríolos, cílios e flagelos;
- Orientação e deslocamento dos cromossomos, formando as fibras do fuso e do áster durante o processo de divisão celular (mitose e meiose);
- Ponto de apoio para amanutenção da disposição dos orgânulos citoplasmáticos;
- Projeção e retração citoplasmática que levam as células a mudar de forma (a emissão de pseudópodes);
- E execução de contrações musculares pelo deslizamento dos filamentos de miosina sobre os de actina.
03. Organelas
3.1 - Ribossomos
3.1.1 - Estrutura

3.1.2 - Funções
A principal função dos ribossomos é a síntese das proteínas, ouseja, é através dele que os aminoácidos se conciliam para produzir as proteínas.
3.1.3 - Origem
Em certos cromossomos que possuem regiões organizadoras do núcleo, genes para RNA são intensamente transcritos. O RNA associa-se a proteínas, originando grãos de ribonucleoproteínas. Os grãos formarão duas subunidades dos ribossomos, que sairão em direção ao citoplasma, passando através dos poros dacarioteca, onde formarão os ribossomos.
3.1.4 - Ocorrência
Os ribossomos ocorrem em seres procariontes e eucariontes. Aparecem livres no citoplasma ou associados às membranas retículo endoplasmático.
3.2 - Retículo endoplasmático granuloso e não-granuloso
3.2.1 - Estrutura


3.2.2 - Funções
O retículo endoplásmatico rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da...
tracking img