Citologia do liquor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Citologia do liquor




É um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. A sua função primordial é a proteção mecânica do sistema nervoso central. O LCR circula através do hemisfério central do cérebro e desce pela medula.

Normalmente há um volume total de 90-150 mL de LCR em adultos e 10-60 mL em neonatos. 

O LCR serve como uma proteçãodo SNC. Atua como um tampão mecânico para prevenir trauma, regular o volume da pressão intracraniana, circulação de nutrientes, remover produtos metabólicos do SNC , e genericamente age como um lubrificante para o sistema. O líquor atua como um amortecedor contra choques que possivelmente causariam lesões cerebrais, pois quando a cabeça sofre um choque, o cérebro desloca-se simultaneamente com ocrânio, impedindo que porções do cérebro sejam mais afetadas que outras;

As análises do LCR podem dar informações diagnósticas essenciais em muitas condições. Olíquido é geralmente coletado por punção lombar. São quatro categorias de doenças que são indicadas poressa punção: infecção das meninges, hemorragia subaracnóide, malignidade do SNC e desordensdesmielinizantes, como a esclerose múltipla.Somente em poucas condições, como nas meningites, apunção lombar é essencial e frequentemente diagnóstica.

A citologia do líquor é útil quando associada aos exames microbiológicos e bioquímicos. Seuobjetivo primário é o diagnóstico de meningite, porém também é usada para excluir o envolvimentomeníngeo por metástases de neoplasias, e monitoração do efeito de tratamento em pacientes comlinfomameníngeo. Seu valor no diagnóstico de tumor cerebral primário no laboratório da maioria dos hospitais éalgo limitado, uma vez que pacientes com essa moléstia são enviados para centros especializados.



COLETA DO LÍQUOR

A indicação mais importante para a realização desta é o diagnóstico de meningite bacteriana,fúngica, micobacteriana, e amebiana.As amostras são colhidas sob condições estritamenteassépticas, utilizando precauçõesespecíficas durante o processo de coleta e utilizando recipientes estéreis para recolher a amostra.O líquor é considerado potencialmente infeccioso, e as medidas de precauções universais devemser empregadas para evitar contaminação e/ou infecção durante a manipulação do mesmo.Colhe-se cerca de 10 a 20 mL do líquido, divididos em três ou quatro frascosestéreis.Geralmente 3 a 5 mL em cada tubo. Os tubos são coletados sequencialmente, sendo os primeiros 3 a 5mL destinados aos testes bioquímicos e imunológicos, o tubo seguinte para testes microbiológicos e oúltimo tubo para a citometria global e diferencial.Qualquer anormalidade na aparência da amostra deve ser anotada.Após a coleta, o material deve ser imediatamente enviado ao laboratório para processamento2.1 – ARTEFATOS DA PUNÇÃO DO LÍQUOR:

Durante ou após uma punção lombar, surge quase sempre a dúvida de se ter introduzido sangue no líquor através da agulha, resultando em punção traumática. Existem vários aspectos diferenciais úteis. A xantocromia, quando presente, sugere sangramento anterior. Todavia, a observaçãode um sobrenadante não xantocrômico não exclui o diagnóstico, visto que axantocromia pode estar ausente mesmo quando o sangramento subaracnóide ocorreu há varias horas. Um segundo aspecto diferencial se vale do fato de o método padrão de colheita do LCR envolver a separação da amostra em três tubos numerados consecutivos. Se houver introdução de sangue em consequência da punção traumática, haverá maior quantidade de sangue no primeiro tubo, menor quantidade no segundo eainda menos no terceiro, à medida que for diminuindo o sangramento. O sangramento anterior no LCR deve resultar numa distribuição igual de eritrócitos pelo LCR e, tipicamente, resulta em números aproximadamente iguais de eritrócitos nos três tubos. Por conseguinte, quando necessário, pode-sesolicitar uma contagem de eritrócitos em todos os tubos. Todavia, algumas punções traumáticas, quando...
tracking img