Cisticercose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CISTICERCOSE

A cisticercose é uma doença gerada pela presença das larvas da Taenia em corpos dos suínos, bovinos, peixes e dos seres humanos. Existe 3 tipos de Taenias que podem causar infecções, sendo elas a Taenia solium, Taenia saginata e Diphyllobothrium latum.
As Taenias são vermes hermafroditas que possuem um corpo segmentado, compostos por anéis, conhecidos como proglóidesou proglotes. Essas tênias podem atingir no intestino humano 2 a 8 metros de comprimento. Geralmente existe apenas um indivíduo no corpo do hospedeiro, o que justifica o fato de serem chamadas de solitárias. São platelmintos das ordens Pseudophilidae Ciclophylidae e pertencem à classe Cestoda que inclui vermes parasitas de diversos animais vertebrados, inclusive do homem. De todas, a Taenia soliume a Taenia saginata são as mais conhecidas, pois parasitam o intestino humano.
A Taenia solium tem como hospedeiros intermediários os suínos e os seres humanos que por sua vez, podem ser também um hospedeiro final. Já a Taenia saginata tem como hospedeiros intermediários os bovinos, e os seres humanos como intermediário ou final. E o Diphyllobothrium latum tem como hospedeirosintermediários os peixes e os seres humanos, que também podem ser hospedeiros finais.
A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos ou cisticercos da Taenia solium, forma lavária da tênia, um dos platelmintos que causa a teníase.
Ao ingerir diretamente os ovos da tênia por meio de alimentos, água, ou até mesmo pela mão, contaminados pelas fezes de portadores da teníase, os ovos sedirecionam ao estômago e liberam embriões que penetram nos vasos sanguíneos e se alojam em órgãos bem irrigados, formando um cisto na região. Instalando-se em órgãos nobres, como o cérebro e o coração, por exemplo, podem provocar sérios transtornos e até mesmo a morte(BIO 2006). A doença pode ser adquirida de diversas maneiras, dependendo de qual será o hospedeiro da doença.

Cisticercose Suína:Quando o homem é o hospedeiro final da Taenia solium, o parasita libera proglotes, que são segmentos do próprio corpo, eles são expelidos juntamente com as fezes do homem. O suíno se infecta ao ingerir estas fezes humanas ou água e alimentos que estejam contaminados com ela. Depois de entrar no intestino do animal as larvas se espalham para os tecidos musculares onde se fixam formando aconhecida “pipoca”.
Alguns estudos comprovam que a cisticercose suína tem diminuído, pois está havendo uma maior conscientização sobre como criar suíno de modo com que o risco de adquirir a doença diminua, como por exemplo, maior rigor quanto a Inspeção Sanitária em criação industriais, matadouros e frigoríficos.

Cisticercose Humana:
Os ovos da Taenia infectam o ser humano quando estesingerem legumes, verduras e frutas contaminados com os ovos da Taenia. Uma boa higienização livra estes alimentos dos ovos, porém vários casos ocorrem quando indivíduos não sabem se o manuseamento do alimento foi feito com a higiene adequada. É possível ao ingerir os ovos através da água, uma vez que está esteja contaminada com os ovos. Também pode haver a contaminação através da auto infecção,pelas mãos ou roupas contaminadas com as próprias fezes ou infecção oral como em determinadas praticas sexuais. Além da auto-infecção, portadores de teníase tem facilidade de adquirir cisticercose, visto que pode ocorrer o rompimento das proglótides grávidas dentro do intestino ou estômago através de refluxo intestinal.

Cisticercose Bovina:
As larvas da Taenia saginata são bastanteresistentes e possuem um longo período de duração, resistem até mesmo aos tratamentos de esgoto. Portanto a defecar ao ar livre as chuvas e os ventos se encarregam de espalhar os ovos, podendo assim carregar os ovos para pastos aonde há gado, e ao se alimentar do pasto contaminado o gado se contamina. Uma vez dentro do bovino o cisticerco se desenvolve e se espalha pelos músculos, diafragma e...
tracking img