Bacharelado em humanidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumismo
Significa consumir um produto ou serviço sem nem mesmo saber se este produto pode ser prejudicial a pessoas ou ao meio ambiente, diferenciando consumo de consumismo vemos que o primeiro éa compra de produtos necessários para a vida já o consumismo é a compra exacerbada desses produtos, podemos classificar o consumidor em diferentes tipos; o individualista que compra por puro prazerde ter o que quer, o eficiente que cuida do seu bolso e do seu gosto, o consciente acredita que pode ,com pequenos atos, mudar a vida o planeta através de um consumo racional e por fim o responsávelque compra já visando se o produto prejudica ou não o meio ambiente.
O consumo mundial dos bens aumentou de maneira nunca vista, nos últimos 25 anos nos países industrializados, cresceu numa médiaanual de 2,3%; no sul da Ásia, 2%, e em alguns países do leste asiático, em até 6,1%. Em contrapartida, em outros países do Terceiro Mundo, especialmente na África, o consumo diminuiu 30%, no mesmoperíodo.
Dos 4,4 bilhões de pessoas que povoam a terra, 3/5 não dispõem de infraestrutura higiênica, 1/3 não tem água potável, 1/4 não mora num local em condições decentes, 1/5 não tem acesso aos modernosserviços médicos e sanitários.
Mais gritante ainda é a relação entre países ricos e pobres: cerca de 86% do consumo mundial está nas mãos de 20% dos países ricos, enquanto 80% dos pobres consome os14% restantes.
Os cinco países mais ricos consomem 45% das proteínas disponíveis, 58% da energia, 84% do papel, 14% das linhas telefônicas, enquanto os cinco países mais pobres consomem 5% dasproteínas, 4% de energia, 1,1% do papel e 1,5% das linhas telefônicas.
“O relatório é bastante contundente, mas o que mais chama atenção é o fato do consumo ter crescido seis vezes ao mesmo tempo em que apopulação cresceu apenas 2,2 vezes. Quer dizer: o consumo por pessoa cresceu três vezes nos últimos 50 anos”, destaca o presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar.

No Brasil, o descontrole foi...
tracking img