Cistianismo

2129 palavras 9 páginas
SURGIMENTO DO CRISTIANISMO
CULTURA religiosa

O Cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde o ano 64 a.C.
Na Judéia, uma das províncias romanas no Oriente, facções políticas locais se digladiavam em fins do século I a.C. De um lado, a aristocracia e os sacerdotes judeus aceitavam a dominação romana, pois os primeiros obtinham vantagens comerciais e os segundos mantinham o monopólio da religião. Entre as várias seitas judaicas que coexistiam na região, estavam a dos fariseus, voltados para a vida religiosa e estudo da Torá e a dos essênios, que pregavam a vinda do Messias, um rei poderoso que lideraria os judeus rumo à independência. Nesse clima de agitação, durante o governo de Otávio, nasceu, em Belém, um judeu chamado Jesus.
A história do Cristianismo surgiu de Jesus, que, tal como se processou sua vida, é muito difícil de se reconstituir hoje, porque os Evangelhos são praticamente a única fonte existente a fornecê-la, e eles descrevem muito mais o que Jesus vem a significar, após a sua morte para a Igreja, do que os fatos tal como aconteceram.
O Evangelho nos diz que para fugir à matança das crianças por Herodes, a Sagrada Família julgou conveniente fugir para o Egito. Depois da morte de Herodes regressou do exílio e estabeleceu-se em Nazaré, na Galiléia. Aí passou Jesus a infância e a juventude, exaltando pelo exemplo, como operário na oficina de José com a dignidade do trabalho, no qual a Antigüidade via unicamente aquela função como própria de escravo.
Além disso, pouco ou nada se sabe acerca de sua infância. Lucas limita-se a dizer que "...crescia e se fortalecia cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele". (Lucas, 2, 40) Narra-se que certa vez, na Páscoa, quando estava com 12 anos, seus pais o perderam, reencontrando-o só após três dias "...assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos que o ouviam admiravam a Sua inteligência e respostas". (Lucas, 2, 46 e 47)
E de acordo com os

Relacionados

  • bens juridicos
    836 palavras | 4 páginas
  • Condutas massificadas e alienação moral
    1230 palavras | 5 páginas
  • Alexandria (agora)
    1188 palavras | 5 páginas
  • Choque de civilizações, geografia das religiões
    2443 palavras | 10 páginas