Cisalhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Critérios de ruptura dos solos Resistência ao cisalhamento

Obras de Terra Prof. Marcelo Denser Monteiro Universidade Anhembi Morumbi Mai/2012

Cisalhamento: um tipo de ruptura de solo causado apartir de tensões geradas por forças aplicadas em sentidos opostos, porém em direções semelhantes.
As tensões cisalhantes são as responsáveis pelas rupturas em encostas, vales, depressões, barragense outras solicitações geomecânicas do solo.

Ruptura do solo – quase sempre é um fenômeno de cisalhamento. Ex: uma sapata de fundação carregada até a sua ruptura, ou o escorregamento de um talude.Só em condições muito especiais podemos ter rupturas por tensões de tração.

A propriedade do solo em suportar cargas e conservar a sua estabilidade depende da resistência ao cisalhamento, quepode ser definida como a máxima tensão de cisalhamento que um solo pode suportar sem sofrer ruptura.

Pela equação de Coulomb τr = c + σ tg ϕ define-se a resistência ao cisalhamento do solo. Pode-seafirmar que se compõe, basicamente, de duas componentes: ATRITO E COESÃO

ATRITO – é proveniente do entrosamento das partículas do solo, onde não existe uma superfície nítida de contato, aocontrário, há uma infinidade de contatos pontuais. Analogia com o problema de deslizamento de um corpo sobre uma superfície plana horizontal.

N = força vertical transmitida T = força horizontalnecessária para haver o deslizamento f = coeficiente de atrito entre os dois materiais Para que haja deslocamento, T deve ser maior do que f*N.

Podemos também escrever esta relação como: T = N x tg ϕ , ondeϕ é o ângulo de atrito (formado pela resultante entre a força tangencial e a força normal, ou seja, F.

O deslizamento também pode ser provocado pela inclinação do plano de contato e da normalaplicada, o que provoca a alteração das componentes normal e tangencial. Resistência ao deslizamento é diretamente proporcional à tensão normal.

Atrito no solo ≠ Atrito entre corpos No solo o...
tracking img