Cirurgia vascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Fecundação 

A fecundação é a fusão dos materiais dos núcleos de dois gametas que dá lugar a formação de um zigoto, o embrião.
A conjugação é um tipo de fecundação que pode ocorrer nas bactérias, algas e outros organismos inferiores, que se reproduzem pela transferência ou troca de material genético entre duas células, ou por sua fusão em uma. 
Na maioria das formas superiores, areprodução é o resultado da união de dois gametas distintos, sendo um masculino e outro feminino.
O gameta feminino, chamado ovo ou óvulo, é relativamente grande e contém uma reserva de nutrientes. Os gametas masculinos, denominados espermatozóides, apresentam uma reserva bastante pequena de nutrientes.
Os gametas são haplóides, ou seja, possuem apenas metade do número de cromossomos de uma céluladiplóide, que, ao contrário das haplóides, apresentam cromossomos pareados. O zigoto é o resultado da união de duas células haplóides (gameta feminino + gameta masculino) que, depois de unidas, tornam-se diplóide.

A fecundação (ou fertilização) marca o início do desenvolvimento  de todo ser humano. Quando o zigoto, que é uma célula totipotente (que tem capacidade de se dividir e se transformarem qualquer outra célula – são as células tronco), se forma, se forma também um indivíduo único graças aos cromossomos e à carga genética que eles carregam.
FECUNDAÇÃO : se o ovócito não for fertilizado na tuba uterina, ele segue lentamente em direção ao útero, onde se degenera e é reabsorvido pelo organismo. Existem sinais químicos que atraem os espermatozóides para oóvulo. Estes sinais sãosecretados pelo ovócito e por todas as células foliculares circundantes, este processo é conhecido como quimiotaxia dos espermatozóides.
O processo de fertilização é um complexo sequencial de eventos moleculares coordenados que tem início no exato instante do contato do espermatozóide com um ovócito e tem o fim com o produto (zigoto) da união dos cromossomosmaternos e paternos, formandoum embrião unicelular, durando cerca de 24 horas o processo todo. As alterações que podem ocorrer em qualquer estágio da sequencia destes eventos podem causar a morte dos zigotos.
Fases da Fertilização
1) Passagem do espermatozóide através da corona radiata:
Acredita-se que a enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozóide, é responsável pela dispersão das células foliculares da corona radiata.Mas não é só isso que facilita a passagem, os movimentos da cauda do espermatozóide junto às enzimas da mucosa tubária também contribuem bastante.
2) Penetração da zona pelúcida:
Esta é uma fase importante para o início da fertilização. É provável que as enzimas esterases, acrosina e neuraminidase, também liberadas pelo acrossoma, causem o rompimento da zona pelúcida, agindo como facilitador dachegada do espermatozóide ao ovócito. Assim que este penetra a zona pelúcida, ocorre a reação zonal, uma mudança que torna esta zona impermeável a outros espermatozóides. A composição desta cobertura é feita por glicoproteínas extracelularmente e muda após a fertilização. Alguns estudiosos acreditam que a reação zonal seja o resultado da ação das enzimas lisossomais liberadas por grânulos corticais.3) Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides:
Nesta fase estas membranas se unem e se rompem no exato lugar onde se uniram. A cabeça e a cauda do espermatozóide entram no ovócito, mas a membrana plasmática do espermatozóide fica de fora.
4) Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino:
Quando o espermatozóide penetra o ovócito, ele o estimula acompletar a segunda divisão meiótica, resultando num ovócito maduro e num segundo corpo polar. A partir disso, há a condensação dos cromossomos maternos e o núcleo já maduro do ovócito evolui para um pronúcleo feminino.
5) Formação do pronúcleo masculino:
O núcleo do espermatozóide aumenta no interior do citoplasma do ovócito com objetivo de compor o pronúcleo masculino e a cauda, então, sofre...
tracking img