Cirurgia bariatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR DE PACIENTES PÔS CIRURGIA BARIÁTRICA


RESUMO

A intervenção cirúrgica para perda de peso tem se demonstrado um tratamento muito eficaz em longo prazo para redução de peso corporal e melhora em todas as doenças decorrentes da obesidade, portanto seu mecanismo de funcionamento varia de acordo com a técnica utilizada. Atualmente existem váriastécnicas que poderão ser adotado de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Os objetivos de todas as técnicas adotadas sempre serão, além de diminuir os sinais de fome melhorando a saciedade, limitar a quantidade de alimentos ingeridos, e diminuir a absorção dos alimentos.
Palavras- chave: Reeducação Alimentar, Obesidade, Nutricionista

ABSTRACT

Surgical intervention for weight loss hasproved very effective treatment in a long term reduction in body weight and improvement in all the diseases caused by obesity, therefore its operating mechanism varies depending on the technique used. Currently there are several techniques that can be adopted according to the needs of each individual. The objectives of all the techniques used will always be, in addition to reducing the signs ofhunger improving satiety, limit the amount of food eaten, and decrease food absorption.












INTRODUÇÃO

Em decorrência do estilo de vida adotado pela maioria da população nos últimos anos, esta mesma acaba sofrendo as consequências desta escolha, e uma dessas conseqüências é a obesidade que surge como um efeito colateral ao descaso de muitos com a qualidade da própriaalimentação.

Embora a obesidade seja uma doença de origem multifatorial (pode ser de origem neurológica, fisiológica, emocional, e ate mesmo social) a sua principal causa é a ingestão inadequada de alimentos, seja pela qualidade nutricional e calórica ou pela quantidade exagerada do mesmo.

O nutricionista surge como um orientador para esses pacientes, redirecionando-os, durante o processo dereeducação alimentar, pois todos os antigos hábitos deverão ser substituídos por novos e saudáveis, no entanto na maioria das vezes os tratamentos convencionais, ou seja, baseados em dietas e medicamentos acabam falhando, o que torna a cirurgia de redução de peso a única esperança para que esse indivíduo tenha de volta a possibilidade de ter uma vida com qualidade.

Uma vez que surge a obesidade,vem também o aumento de colesterol, o aumento do risco de hipertensão, deficiências de nutrientes essenciais a manutenção do organismo e ainda doenças psicológicas e outras, o que acaba comprometendo a qualidade de vida dessa pessoa. O laudo atestando a real necessidade de uma intervenção cirúrgica será emitido pelo próprio nutricionista que irá encaminhá-lo ao médico, e o mesmo dará continuidadeao tratamento.

Hoje existe varias técnicas para realização de cirurgias para redução de peso que irão ser escolhida pelo médico de acordo com o a necessidade de cada paciente.
Após a cirurgia o acompanhamento do nutricionista se faz de extrema importância, pois nesse período a ingestão de alimento se torna limitada o que pode ocasionar o aumento de deficiências de nutrientes importante, amanutenção do organismo. É um período em que paciente se encontra debilitado e sua carência nutricional poderá agravar ainda mais este quadro diante disto presença do nutricionista se torna sinônimo de uma recuperação rápida e satisfatória.


REEDUCAÇÃO ALIMENTAR X OBESIDADE


A reeducação alimentar consiste num processo de reaprendizagem, que se fará através de orientações de umnutricionista, que por sua vez tem o papel de avaliar o paciente, calcular as calorias ingeridas e orientá-lo a como cumprir um plano alimentar que irá proporcionar ao indivíduo refeições balanceado, de maneira que ele consuma os nutrientes necessários para suprir suas necessidades nutricionais e calóricas diárias, promovendo assim mais qualidade de vida através de hábitos alimentares saudáveis.

Segundo...
tracking img