Cirurgia bariatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

OBESIDADE E CIRÚRGIA BARIÁTRICA: DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO

CINTHYA CRISTINA DA SILVA

RIO DE JANEIRO

2012
CINTHYA CRISTINA DA SILVA

OBESIDADE E CIRÚRGIA BARIÁTRICA: DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO

Trabalho de Conclusão de curso apresentado Cinthya Cristina da Silva à banca avaliadora do curso de Nutrição daUniversidade Veiga de Almeida como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Nutrição, sob orientação da Profª Giselle França.

RIO DE JANEIRO
2012
Universidade Veiga de Almeida

OBESIDADE E CIRÚRGIA BARIÁTRICA: DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO

Cinthya Cristina da Silva

Aprovado(a) por:

______________________________

Nome e titulação do ProfOrientador(a)

______________________________

Nome e titulação do Prof Ledor(a)

______________________________

Giselle França Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ)

Rio de Janeiro
2012

Dedico a todos que acreditaram, ajudaram, incentivaram e investiram nessa caminhada.

“Não admito! Minha esperança éimortal, ouviram? Imortal!'
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final!”
Elisa Lucinda

RESUMO

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido
adiposo no organismo. Sua origem envolve vários fatores ,(biológicos, sociodemográficos e comportamentais)assim como seu tratamento envolve vários tipos de abordagens. Aorientação dietética, a programação de atividade física e o uso de fármacos anti-obesidade são alguns tratamentos recomendados.e além deste é ultilizado também o tratamento cirúrgico a Cirurgia Bariátrica sendo este, recomendado em casos de obesidade mórbida (IMC maior que 40 kg/m2) ou naqueles casos com obesidade acompanhada de comorbidades. Os benefícios da cirurgia incluem resolução ou melhoraacentuada de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia. Entretanto, é preciso acentuar que o tratamento cirúrgico da obesidade não se resume somente ao ato cirúrgico, as implicações dos procedimentos de cirurgia bariátrica no estado nutricional do paciente devem ser considerados.
A presente monografia objetiva descrever a avaliação nutricional em pré e pós de Cirurgia Bariátrica,que é imprescindível no acompanhamento do paciente e visa identificar problemas relacionados a nutrição que venham a trazer complicações para a cirurgia já é sabido que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam maior risco de desenvolver deficiências nutricionais pela limitação na ingestão e absorção de diferentes nutrientes. Assim, compreender a importância da ingestão desses nutrientesé de extrema importância para o resultado da cirurgia.

Palavras-chave: Cirúrgia Bariatrica, Obesidade, Nutrição.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.............................................................
2.OBJETIVOS.................................................................
3.METODOLOGIA/MATERIAIS E MÉTODO
4.RESULTADOS E DISCUSSÃO/ REVISÃO DE LITERATURA

1 INTRODUÇÃO

Apresente monografia tem como tema obesidade e cirurgia bariátrica, onde a abordagem é em razão da terapia nutricional por deficiências no pré e pós operatório.
A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso e especificamente pela falta de proporção desse excesso de gordura corporal, tem praticamente dobrado na ultima década e continua aumentando no mundo inteiro. A mesma não é um fenômenorecente e já deixou de ser uma questão estética. Ser obeso significa, na verdade, viver menos e ter baixa qualidade de vida
Sabe-se da existência de indivíduos obesos já na época paleolítica, há mais de 25.000 anos atrás. A sua prevalência, no entanto, nunca atingiu proporções tão epidêmicas como as atuais, e vem aumentando em praticamente todos os países em que há acesso a alimentos.
Mas não é...
tracking img