Cirurgia bariatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
2 TEMA:
Terapia Nutricional
2.1 Delimitação do Tema:
Terapia Nutricional no Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica.
3 OBJETIVO GERAL:
Demonstrar a importância da Terapia Nutricional no pós-operatório em indivíduos que submeteram-se a Cirurgia Bariátrica.
3.1 Objetivo Específico:
 Demonstrar a importância da terapia nutricional no pré-operatório de cirurgia bariátrica;
Apontar a eficácia da terapia nutricional oral, enteral e parenteral no pós-operatório de cirurgia bariátrica;
 Exemplificar e demonstrar como a terapia de reeducação alimentar auxilia na perda e manutenção de peso sem que desenvolvam deficiências nutricionais após a cirurgia.

4 INTRODUÇÃO:
A obesidade alcançou proporções epidêmicas globais com mais de um bilhão de adultos com excesso depeso.Trata-se do principal componente de incidência de doença crônica e da incapacidade.
Convivendo freqüentemente com a subnutrição nos países em desenvolvimento, a obesidade é uma patologia complexa que apresenta graves dimensões sociais e psicológicas, e afeta praticamente todas as faixas etárias e grupos socioeconômicos.
Isso se deve ao fato da população mundial ter aumentado o consumo dealimentos com elevada densidade energética, mas pobres em nutrientes, com altos teores de açúcar e gorduras saturadas. É resultado também da redução nas atividades físicas.
A obesidade e o excesso de peso representam risco substancial para doenças crônicas severas, como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e certos tipos de câncer.
A obesidade é umadoença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo e é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública. Sua prevalência vem crescendo acentuadamente nas últimas décadas e os custos com suas complicações atingem cifras de bilhões de dólares. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCB), já existem mais de um milhão de obesosmórbidos.
Como a obesidade é uma condição médica crônica de etiologia multifatorial, seu tratamento envolve vários tipos de abordagens. A orientação dietética, a programação de atividade física e o uso de fármacos antiobesidade são os pilares principais do tratamento. Entretanto, o tratamento convencional para a obesidade grau III continua produzindo resultados insatisfatórios.
Devido à necessidade deuma intervenção mais eficaz na condução clínica de obesos graves, a indicação das operações bariátricas vêm crescendo nos dias atuais, sendo o método mais eficaz no tratamento da obesidade mórbida e controle de peso em longo prazo.
A cirurgia da obesidade mórbida, nas últimas décadas, vem sendo amplamente difundida e realizada em todo o mundo, sendo que sua “explosão” no Brasil ocorreuprincipalmente nos últimos cinco anos.
A técnica cirúrgica, desde que executada por cirurgião hábil e com experiência, geralmente é bem-sucedida, com mortalidade perioperatória de 0,5–1,5% nos melhores centros e com bons resultados em curto prazo.(WAITZBERG, 1995).
No Brasil, tal como em toda a comunidade médico-científica internacional,vive-se hoje uma época de reconhecimento da importância dotratamento cirúrgico da assim chamada "obesidade mórbida", uma vez que esta condição está associada à piora da qualidade e à redução da expectativa de duração da vida e, excepcionalmente, é controlada por métodos conservadores.
O objetivo da terapia nutricional é buscar o bem estar físico e emocional, através da seleção dos alimentos que contenham os nutrientes mais saudáveis e que estejam adequados àsnecessidades de cada indivíduo para que a rápida perda de peso não leve à desnutrição.
5 JUSTIFICATIVA:
As complicações nutricionais têm sido observadas em indivíduos que se submeteram a cirurgias de obesidade, incluindo carências vitamínico-minerais até desnutrição calórico-proteica clássica. Deficiências graves de micronutrientes são objeto de publicações intermitentes, porém geralmente...
tracking img