Cirurgia abdominal alta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esôfago
– Segmento do tubo digestivo que liga a faringe ao estômago, localiza-se entre os pulmões, atrás do coração, e atravessa o músculo diafragma, que separa o tórax do abdômen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo. A esofagectomia que é a retirada do esôfago, ocorre quando o individuo desenvolve câncer neste orgão, que pode ser de dois tipos: carcinoma epidermóide ouadenocarcinoma, dependendo da região acometida. Na sua parte final junto ao estômago, o tipo adenocarcinoma é o mais freqüente. Os fatores que predispõe ao aparecimento do CA nesse órgão são o etilismo e o tabagismo.
A cirurgia envolve manipulação em 3 regiões do corpo: pescoço, tórax e abdome. A via de acesso ao esôfago pode ser feita através de videotoracoscopia e videolaparoscopia (cirurgiarealizada através de pequenos orifícios com o auxílio de uma câmera de vídeo e instrumentos especiais) ou cirurgia aberta. Quando aberta, pode ser feita somente através do pescoço e abdome (chamada trans-hiatal) ou também abrindo o tórax.

A escolha da via de acesso depende da localização do tumor, grau de comprometimento do esôfago e condições clínicas do paciente. Após a retirada do esôfago, otrânsito alimentar é reconstruído com o estômago (transforma-se o estômago num tubo através do uso de um grampeador, sendo o tubo de estômago então colocado no lugar do esôfago torácico e emendado no esôfago cervical) ou com um pedaço do intestino grosso.

Sempre que possível, o estômago é preferido para a reconstrução. Após o procedimento, drenos são colocados no tórax e abdome e uma sonda paraalimentação é instalada através do nariz ou do abdome, para dentro do intestino.


Estômago
– Parte dilatada do tubo digestivo que secreta o suco gástrico, situado abaixo do diafragma, no epigástrio
O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome. É um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Sua função principal é a digestão dealimentos protéicos. Quando está vazio, tem a forma de uma letra "J"
O estômago produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que é misturado com o bolo alimentar para dar início à decomposição dos alimentos em elementos mais simples que possam ser absorvidos pelo intestino.
O CA que na maior parte das vezes acomete esse órgão é do tipo adenocarcinoma.

CIRURGIA
Consistena retirada cirúrgica total ou parcial do estômago, de um avental de gordura preso ao estômago chamado “epiplon” ou “omento” e dos linfonodos (gânglios linfáticos) ao seu redor e ao redor das artérias que levam sangue até o estômago, fígado e baço. Como podem estar afetados pela doença, devem também ser retirados (linfadenectomia radical D2). A extensão de estômago que precisa se removida dependeda localização do tumor. Tumores no antro normalmente são tratados com retirada parcial do estômago (gastrectomia parcial ou subtotal).

Os de corpo, fundo e cárdia requerem a retirada completa do órgão (gastrectomia total). Se houver invasão direta de outros órgãos ao redor do estômago (fígado, pâncreas e baço, principalmente) é possível retirar a parte acometida destes órgãos “em bloco” como estômago, ainda oferecendo oportunidade de cura.

Faz-se então uma emenda entre o que restou do estômago e o intestino delgado (gastrectomia subtotal) ou entre o esôfago e o intestino delgado (gastrectomia total).
A via de acesso ao estômago pode ser feita através de videolaparoscopia (cirurgia realizada através de pequenos orifícios com o auxílio de uma câmera de vídeo e instrumentosespeciais) ou cirurgia aberta. A primeira opção parece ser menos agressiva e permite uma recuperação mais rápida, mas a retirada de gânglios normalmente não é tão minuciosa.

Após o término do procedimento, é colocado um dreno próximo a área em que foi feita a emenda e no território onde os gânglios foram retirados. Opcionalmente, pode ser colocada uma sonda para alimentação precoce.
Geralmente...
tracking img