Cirrose hepatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cirrose é o nome dado à patologia que afeta um órgão, transformando o tecido formado pelas suas células originais em tecido fibroso, por um processo habitualmente chamado fibrose ou esclerose.Geralmente o termo cirrose é utilizado para designar a fibrose no fígado.
Cirrose hepática e regeneração

O tipo mais comum de cirrose, a cirrose hepática, afeta o fígado e surge devido ao processocrônico e progressivo de inflamações (hepatites), fibrose e por fim ocorre a formação de múltiplos nódulos, que caracterizam a cirrose. A cirrose é considerada uma doença terminal do fígado para ondeconvergem diversas doenças diferentes, levando a complicações decorrentes da destruição de suas células, da alteração da sua estrutura e do processo inflamatório crônico.
A capacidade regenerativa dofígado é conhecida e até faz parte da mitologia grega (a história de Prometeu). É possível retirar cirurgicamente mais de dois terços de um fígado normal e a porção restante tende a crescer até praticamenteo tamanho normal, com um processo de multiplicação celular que se inicia logo nas primeiras 200 horas, através de mecanismo ainda não bem esclarecido (o mesmo acontece com o transplante hepáticointervivos, em que o receptor recebe uma porção do fígado do doador e depois ambos crescem). No entanto, a cirrose é o resultado de um processo crônico de destruição e regeneração com formação de fibrose.Nessa fase da hepatopatia, a capacidade regenerativa do fígado é mínima.
[editar]Causas



Fígado normal.
Apesar da crença popular de que a cirrose hepática é uma doença de alcoólatras, todasas doenças que levam a inflamação crônica do fígado (hepatopatia crônica) podem desenvolver essa patologia:
Hepatite autoimune
Lesão hepática induzida por drogas ou toxinas
Lesão hepática induzidapelo álcool
Hepatites virais B, C e D
Doenças metabólicas
Deficiência de alfa-1-antitripsina
Doença de Wilson
Hemocromatose
Distúrbios vasculares
Insuficiência cardíaca direita crônica...
tracking img