Circuito limitador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS TUCURUÍ
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I
PROFESSOR: EWERTON RAMOS GRANHEN

EXPERIMENTO: CIRCUITOLIMITADOR

ALUNOS:
DEIVISON BAIA 10134000218
IVANIL LIMA 09134001018
WESLEI RAMOS 10134004418

TUCURUÍ-PA
1- Resumo
Este relatório visa apresentar o conhecimento adquirido em laboratório a respeitodo circuito limitador, onde observamos e comparamos com o auxílio do osciloscópio a forma de onda do sinal de saída e do sinal de entrada, para então obtermos uma função de transferência V0xVi.

2-Introdução
Neste relatório vamos mostrar o funcionamento de um circuito limitador, como mostra a figura 1. Conforme indicado, para entradas em certa faixa, L-/K≤ vI ≥ L+/K, o limitador age como umcircuito linear, fazendo com que a saída seja proporcional à entrada, v0 = KvI. Se vI exceder o limiar superior (L+/K), a tensão na saída será limitada no nível do limite L+. No entanto, se vI forreduzida a um valor abaixo do limiar inferior de (L-/K), a tensão de saída v0 será limitada a seu nível mais baixo L-.

Figura 1: característica de transferência genérica para um circuito limitadorPara o circuito da figura 2 os limites superior e inferior ocorrem, quando Vi≥VZ2+0,7 e Vi ≤ - VZ1-0,7, respectivamente, em que 0,7 representa a queda de tensão direta do diodo zener Z1 quando estáconduzindo no sentido direto e VZ2 é a tensão zener de Z2. Para entradas negativas, Z1 age como um zener, enquanto Z2 conduz no sentido direto. O par de diodos conectados em série é comercialmenteencontrado com nome de zener de duplo anodo.

Figura 2: circuito limitador
Os limitadores têm uma variedade de aplicações em sistemas de processamento de sinais. Uma de suas aplicações mais simples é nalimitação de tensão entre os dois terminais de entrada de Amp Op a um valor abaixo da tensão de ruptura dos transistores que fazem parte do estágio de entrada de seu circuito.

3- Objetivos...
tracking img