Seguidor de sinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Laboratório de Eletrônica: Injetor / Seguidor de Sinais

UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Lindembergues da Silva Matias
andŕ

1 Resumo – O objetivo deste projeto de eletrônica é demonstra aplicações práticas para o estudo de transistores. O projeto consiste numa ferramenta muito útil para bancada do reparador de eletrônica: injetor e seguidor de sinais com aplicação para reparode amplificadores de áudio.

Introdução:

Os diodos tanto retificadores como zeners podem ser utilizadas em diversos circuitos para se obter características necessárias para obtenção de ondas especiais desempenhando uma função especifica.
Circuitos limitadores são circuitos que retiram determinadas partes do sinal original a ele aplicado.
A função do circuito diodo grampeador é deslocar atensão de entrada de tal forma que o valor resultante máximo da saída permanecerá em um valor fixo, sem que ocorra distorção da forma de onda aplicada.

Embasamento Teórico:

Limitadores e grampeadores são circuitos compostos por diodos para a obtenção de formas de ondas especiais, cada um deles, desempenhando uma função específica.
A saída dos circuitos limitadores é possível visualizaruma parte do sinal original com cortes em determinadas partes da onda.
Limitadores podem estar em série, um exemplo bem típico é o retificador de meia onda ou podem ser montados em paralelo com a carga. Os limitadores podem também se classificados com não polarizados e polarizados.
Na Figura 1.1 são mostrados dois circuitos básicos de limitadores série não polarizados :

[pic]

[pic]
Figura1.1. Circuitos limitadores série.

O limitador negativo é assim denominado por cortar o semiciclo negativo do sinal original aplicada à entrada, enquanto que, no limitador positivo é cortado ou ceifado o semiciclo positivo do sinal original.
Na Figura 1.2 são mostrados dois circuitos básicos de limitadores em paralelo não polarizado:

[pic][pic]
Figura 1.2. Circuitos limitadores paralelo.Circuitos limitadores são utilizados principalmente para proteção de circuitos ou alteração da forma de onda.
Circuitos limitadores podem ser configurados com diodos de sinais (retificadores) ou diodos zeners.

O grampeador CC soma a uma tensão cc ao sinal original. No exemplo do circuito da figura 1.3 a tensa original de 10 Vp senoidal é movida (grampeada) para um nível superior da senóidesomando-se assim aproximadamente 20 V na parte superior.
[pic]
Figura 1.3. Relação do sinal de entrada e saída no circuito grampeador.

Os circuitos grampeadores necessitam além dos componentes dos circuitos limitadores, de um capacitor. A exemplo dos limitadores, os grampeadores podem também receber polarização.
Um circuito grampeador típico, não polarizado, é mostrado a seguir, na Figura 1.4:[pic] Figura 1.4. Circuitos grampeador.

Um grampeador tem por finalidade levar um sinal da entrada para saída, abaixo ou acima de um determinado nível, dependendo ou não se o mesmo for polarizado.

Para que não ocorra a deformação na saída do sinal, os valores de R e C devem ser escolhidos de tal forma que, a constante de tempo τ = RC seja suficientemente grande para garantir que a tensãonos extremos do capacitor, não sofra variação significativa durante o período em que a tensão assume valor negativo.

III. Procedimento Experimental:

Conforme o manual de laboratório de eletrônica foi sugerido a montagem dos circuitos 07 circuitos, a saber :

1- limitador usando diodos retificadores com polarização positiva (figura 3.1)

2- limitador usando diodos retificadores compolarização negativa (figura 3.3)

3- limitador usando diodos zeners com Z2 polarizado inversamente (figura 3.5)

4- limitador usando diodos zeners com Z2 polarizado diretamente (figura 3.7)

5- grampeador em paralelo com diodo retificador polarizado inversamente(figura 3.9)

6- grampeador em paralelo com diodo retificador polarizado diretamente(figura 3.11)

7- grampeador em paralelo com...
tracking img