Cintilografia endocrina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

MEDICINA NUCLEAR
A Organização Mundial da Saúde assim define a Medicina Nuclear: “A Medicina Nuclear é a especialidade que se ocupa do diagnóstico, tratamento einvestigação médica mediante o uso de radioisótopos como fontes radioativas abertas.”
A Gama - Câmera é um equipamento dotado de um cristal de iodeto de sódio e Tálio, que interage comaradiação emitida pelo paciente, produzido um efeito fotoelétrico, que é amplificado por válvulas fotomultiplicadoras, transformando em pulsos elétricos que são processados por sistemasespeciais de computador e convertidos em imagens.
Como recurso diagnóstico, a Medicina Nuclear é um meio seguro e eficiente, em geral indolor e não invasivo, para se obter informaçõesque, de outra maneira, seriam impossíveis de conseguir. É um conjunto de procedimentos de alta sensibilidade para encontrar anormalidades na estrutura e na função dos órgãos estudados,com a virtude de identificar, precocemente, numerosas alterações orgânicas e funcionais em relação a outros métodos diagnósticos.
As pequenas doses utilizadas e o fato de que airradiação ocorre quase que exclusivamente nas células e tecidos alvos têm a vantagem de irradiar poucos os pacientes e quase não apresentar efeitos colaterais. A irradiação com isótopostem também utilidade como paliativo contra a dor provocada por metástases, quando outros métodos forem ineficientes para aliviar o sofrimento dos pacientes.
Os exames diagnóstico namedicina nuclear são chamados de Cintilografia.

CINTILOGRAFIA
É um procedimento que permite assinalar num tecido, órgão ou sistema interno a presença de um radiofármaco e acompanharseu percurso graças à emissão de radiações gama que fazem aparecer na tela uma série de pontos brilhantes (cintilação). Também é conhecida pelos nomes de Cintilografia e gamagrafia.
tracking img