Cinemetria

Páginas: 10 (2336 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2013
CINEMETRIA

Breve histórico
A Cinemetria começou no final do século XIX. Após a invenção da filmadora era possível o estudo dos movimentos das pessoas e de animais. Com o tempo as câmeras foram se desenvolvendo, trazendo maior facilidade para a prática do mesmo.

O que é?
A cinemetria é composta por procedimentos de natureza essencialmente óptica, onde as medidas são realizadas segundoindicadores indiretos obtidos através de imagens e procura medir os parâmetros cinemáticos do movimento. Ou seja, permite uma análise tanto qualitativa, quando observa e descreve o movimento, como quantitativa quando estima os parâmetros cinemáticos do movimento, fazendo a descrição de como um corpo se move (Amadio & Duarte apud Cunha). A cinemetria permite estudar tanto movimentos lineares, cujosparâmetros cinemáticos são a posição, a velocidade e a aceleração, como movimentos angulares cujos respectivos parâmetros são ângulo, velocidade angular e aceleração angular (Robertson & Caldwell apud Cunha, 2009).
A análise a partir da cinemetria pode ser realizada em duas ou três dimensões. No primeiro caso, é necessário apenas uma câmera, enquanto no segundo caso, duas câmeras devem serusadas e não devem ser posicionadas paralelamente.

Vantagens
Com a cinemetria, podemos avaliar o movimento quantas vezes precisarmos e em diferentes velocidades.
Desvantagens
A cinemetria, por ter um processo longo, não consegue dar um feedback na mesma hora em que ocorreu o movimento, apenas após a análise.
Materiais
Para a cinemetria baseada em vídeo são utilizados alguns materiais:* Marcadores reflexivos: usado para destacar os pontos anatômicos de referência para filmagem.

* Cubo de calibração de 1m³ com marcadores reflexivos em seus vértices.

* Câmeras JVC (GY-DV300) capazes de gerar 30 quadros por segundo com seus respectivos tripés.

* CDs RW (TDK)

* Fita mini dv (Sony): para a captura das imagens

* Pano TNT preto: como fundo para realçaros marcadores reflexivos,

* Refletores

* Fitas reflexivas para marcar o chão.

Os marcadores reflexivos, o cubo de calibração foram confeccionados pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Biomecânica (GPBIO-UFF) e utilizados durante a execução de avaliações em campo, mostrando assim a possibilidade de uso de materiais de baixo custo na cinemetria baseada em vídeo. Além disso,foram feitos e testados vários marcadores e refletores, a fim de conseguirmos o material mais eficiente para captura, digitalização e análise das imagens.

Métodos
Inicialmente, como a técnica de cinemetria baseada em vídeo se destina a avaliar parâmetros cinemáticos (como posição, velocidade e aceleração), é preciso determinar duas grandezas fundamentais: espaço e tempo. A determinação doespaço se dá a partir de pontos ortogonais que cobrem todo o espaço em que ocorre o movimento, já o tempo é determinado com base na frequência da câmera, por exemplo: quando as câmeras funcionam com uma frequência de 50Hz, isto significa que elas produzem 50 imagens em 1 segundo.

1) Ambientalização:
A preparação do ambiente em que será realizado o registro de imagem é de suma importância para aqualidade do vídeo e para facilitar a marcação dos pontos anatômicos, tanto por softwares como manualmente. Recomenda-se que a avaliação seja conduzida em uma sala, para facilitar a preparação dos equipamentos e instrumentalização do sujeito, onde se possa controlar a temperatura, evitando desconfortos por parte do avaliado.
Em relação ao registro de movimento, a imagem da câmera precisa estarnítida e sofrer o menos de interferência possível, seja por excesso de luz ou mesmo falta dela. Recomenda-se que um espaço seja previamente demarcado para que o indivíduo avaliado possa se locomover, dependendo da natureza do movimento analisado, e que um fundo seja preparado para destacar os marcadores anatômicos (tópico 2) que estarão fixados no sujeito. Também podem ser utilizados focos de luz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!