Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1° Guerra Mundial
O conflito começou num contexto histórico marcado pela hegemonia das grandes potências europeias, desde a década de 1870,em que a revolução industrial, havia dado origem a um período denominado Belle Époque.
Os principais motivos que deram origem ao conflito foram as disputas do mercado internacional pelos países industrializados, sobretudo entre a Inglaterra e Alemanha, asdisputas coloniais entre Itália, Alemanha e Japão, que entraram tardiamente, no processo do neocolonialismo (imperialismo do século XIX)e nacionalismo exacerbado crescentes nos países europeus.
Além disso, França e Alemanha já haviam se enfrentado na guerra franco-prussiana(1870-1871) em que a França havia sido derrotada e perdido o território de Alsácia-Lorena para a Alemanha.
A Itália, quepassou por um processo tardio de formação do estado nacional, assim como a Alemanha ,somente no século XIX pretendia anexar as cidades de trento e trieste ,ainda em poder da Áustria Hungria.
A sérvia alimentava o sonho da construção da grande sérvia por meio da incorporação de Montenegro e do território da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia ligados ao império Austro-Húngaro. A Sérvia contavacom o apoio da Rússia que pretendia obter acesso ao Mar Mediterrâneo, através dos Balcãs.
A região da Turquia era disputada pela Rússia e pela Inglaterra, e por esse motivo, a Rússia decidiu buscar o apoio militar da Alemanha.

Politica de Alianças
Em 1873, após ter promovido a unificação da Alemanha Bismark instaurou uma Politica de Alianças com as demais potências da Europa, com a finalidadede isolar a França (liga dos três impérios-Alemanha Áustria –Hungria e Rússia).Essa aliança terminou em 1878 devido aos atritos entre a Rússia e a Austria pela região dos balcãs. Em 1882, o segundo reich formou a tríplice aliança com o Império Austro-Húngaro e a Itália.
Em 1904 a França se uniu a Inglaterra formando o entente Cordiale. Esse acordo representava a defesa dos interesses comuns dosdois países no plano internacional .Em 1907 formou-se a tríplice Entente, na qual se reuniam a Inglaterra, França e Rússia.
Esse período ficou conhecido como paz armada, em que uma parcela significativa do orçamento dos países europeus foi destinada a uma corrida armamentista.
Focos de Tensão
Em 1904, ocorreu a questão marroquina, quando a Inglaterra e a França resolveram impedir o domínio daAlemanha no Marrocos. A crise foi abrandada em 1906, quando a França resolveu ceder aos interesses alemães naquele pais.
Desde o final do século XIX, instaurou-se na região dos Balcãs uma região entre os mares negro e adriático, e uma disputa territorial que ficou conhecida como a questão balcânica. O Imperialismo internacional e os conflitos nacionalistas na região deram origem as crises locais einternacionais.
A Russia defensora do Pan-eslavismo, pretendia unificar os povos eslavos balcânicos e dominar a região do mar negro ao mar Egeu, colocando-se como responsável pela independência das minorias nacionais. Desse modo os russos, enfrentaram a oposição da Áustria, da Turquia e da Alemanha, que tinha em mente a construção da estrada de ferro Berlim-Bagdá, obtendo acesso as áreaspetrolíferas do Golfo Pérsico. Na sequencia do movimento Pan-eslavistas, a Sérvia deu os primeiros passos para implementar seu projeto “Grande Sérvia”. Nesse sentindo com apoio a Rússia, foi responsável por diversas agitações nacionalistas.
O Inicio do Conflito
No dia 28 de junho de 1914 o Arqueduque Francisco Fernando de Habsburgo, visitava Saravejo, capital da Bósnia, em companhia de sua esposa,quando os dois forma assassinados por um jovem bósneo. A Áustria suspeitava do envolvimento do governo Sérvio no atentado, exigiu a e iliuminação de todas as organizações nacionalistas nacionais.
No dia 1 de agosto do mesmo ano, a Áustria declarou guerra a Sérvia. A Rússia declarou-se aliada a Sérvia. Nesse momento foi acionado o sistema de alianças. Um mês depois iniciava-se a guerra. O atentado...
tracking img