Cinematica vetorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
cinemática vetorial


alunos: João Nörenberg de Deus, Gabriel Mihalski.
Turma: 104
Data: 26/08/2012
disciplina: Física
Prof.: Anderson

Introdução
iremos falar sobrecinemática vetorial, grandezas escalares, grandezas vetoriais, vetores, elementos de um vetor, regra de polígono, regra de paralelogramo e componetes ortogonais de um vetor.
Cinemática Vetorial
Acinemática vetorial ocorre quando se leva em conta a noção de vetor, então os conceitos de deslocamento, velocidade e aceleração são vetores. Quando trabalhamos com esses conceitos, já utilizando a noção devetor, a cinemática se torna vetorial.
Já quando trabalhamos a cinemática não utilizando o conceito de vetor, sem a noção vetorial, constituem-se numa cinemática simplificada, chamada de cinemáticaescalar. A cinemática que geralmente se estuda nas primeiras aulas de ensino médio.Na realidade, a cinemática é sempre vetorial, a qual inclui o deslocamento escalar, que são situações extrema mentessimplificadas que dá para fugir do conceito de vetor. O rigor da Matemática começa mesmo na cinemática vetorial.
Grandezas Escalares – Ficam perfeitamente definidas por seus valores numéricosacompanhados das respectivas unidades de medida. Exemplos: massa, temperatura, volume, densidade, comprimento, etc.
Grandezas vetoriais – Exigem, além do valor numérico e da unidade de medida, uma direção eum sentido para que fiquem completamente determinadas. Exemplos: deslocamento, velocidade, aceleração, força, etc.
VETORES
Para representar as grandezas vetoriais, são utilizados os vetores: entesmatemáticos abstratos caracterizados por um módulo, por uma direção e por um sentido.
Elementos de um vetor:
Direção – Dada pela reta suporte (r) do vetor.
Módulo – Dado pelo comprimento do vetor.Sentido – Dado pela orientação do segmento.
Resultante de vetores (vetor soma) – Considere um automóvel deslocando-se de A para B e, em seguida, para C. O efeito desses dois deslocamentos ...
tracking img