cinema na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG








O CINEMA NA ESCOLA:
PROJETO “EDUCOCINEMA” MODELO REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA






CAMPINA GRANDE-PB
2013

Adeilza Oliveira Silva
Eduardo Andriola Xavier de Souza
Jéssica Oriente daSilva
Juliana Rodrigues de Aquino
Laís Elias da Costa




O CINEMA NA ESCOLA:
PROJETO “EDUCOCINEMA” MODELO REALIZADO NA
ESCOLA WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA


Relatório de Pesquisa apresentado como primeira avaliação, módulo I do curso de Comunicação Social do componente curricular Comunicação nos Espaços da Educação Formal da Universidade Federal de CampinaGrande, tendo como orientadora a Prof.ª. Raija Almeida.


Campina Grande-PB
11/12/2013


SUMÁRIO

I.APRESENTAÇÃO........................................................................................................... 4
II. INSERINDO O CINEMA NA ESCOLA...................................................................... 5
III. PROCESSO DEPESQUISA........................................................................................ 6
IV. OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................................................... 7
V. METODOLOGIA..................................... ................................................................... 8
VI.JUSTIFICATIVA......................................................................................................... 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................... 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................. 11
ANEXOS












APRESENTAÇÃO

A escola está sendo pensada, assim,
como espaço meditativo
cada vez mais cruzado pelas novaslinguagens
e pelas transformações científicas, tecnológicas, culturais
e de comportamentos que marcam
o mundo contemporâneo.
Adilson Citelli

Sabemos que há séculos a educação vem enfrentando diversos dilemas diante da evolução das tecnologias e das possibilidades das práticas metodológicas ao tentar inserir as “novas” mudanças presentes na atual era virtual no ensino.
Porém, é precisoavaliar o modo como são utilizadas as mídias que circulam no ambiente escolar como: a televisão, o rádio, o jornal, a fotografia, o cinema enquanto veículos para os conteúdos didáticos.
Com este olhar voltado para a “invasão” tecnológica nas práticas pedagógicas, é que se propõe pesquisar o cinema na escola, procurando investigar se está sendo utilizado e como isso acontece e se estão sendodesenvolvidos métodos didáticos e multidisciplinares no uso de obras cinematográficas.
Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Campina Grande, sendo o campo empírico de pesquisa o Projeto “EDUCOCINEMA” realizado na Escola Municipal Williams de Souza Arruda no bairro das Malvinas.
Pesquisamos a relação do cinema com a prática pedagógica, partindo do olhar dos dois segmentos: discentes edocente por meio de entrevista. Alcançando o entendimento que devemos superar a falta de preparo para lidar com a linguagem audiovisual, buscando maior interação dos segmentos acima mencionados e interatividade do conteúdo didático.

INSERINDO O CINEMA NA ESCOLA

Nossa pesquisa se deu a partir da leitura do livro Outras Linguagens na Escola como coordenador Adilson Citelli e combase na revistaNovaEscola 37°ediçãoFilmes para trabalhar em sala de aula. Cada integrante do grupo partiu do pressuposto de elaborar um projeto audiovisual, em seguida foi feita uma análise das ideias expostas e decidimos por fim trabalhar com o conteúdo cinematográfico.
Logo escolhido o tema a ser trabalhado fomos à busca de uma escola que oferecesse disponibilidade para inserir o projeto. Houve um relevante...
tracking img