Cinema na Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinema na escola
Os filmes dão subsídios para trabalhar inúmeros conteúdos, estimulam debates e permitem ampliar a percepção da turma sobre um assunto

Todo ano, quase 100 milhões de ingressos de cinema são vendidos no país. Só na cidade de São Paulo, em um único fim de semana, mais de 200 mil vídeos são alugados. Os filmes são parte importante do cotidiano dos brasileiros, mas nem sempreencontram seu lugar em sala de aula. Esse é um erro e tanto, já que a telona pode funcionar como uma preciosa ferramenta didática para a aprendizagem de conteúdos de diversas disciplinas. "O cinema é uma experiência cultural importante, assim como a música e a literatura. A escola precisa levar isso em conta e tratar esse trio com igualdade", diz Marcos Napolitano, professor da Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e especialista na utilização de filmes em aula.

Ficção ou documentário, curta ou longa-metragem - os gêneros e as opções de trabalho são inúmeros e hoje já é possível afirmar que o conhecimento sobre como usar filmes está bem sistematizado. O trabalho pode seguir por dois caminhos, dependendo do objetivo do professor:
- Aproximara turma da linguagem artística específica do cinema, o que pode ser feito tanto na aula de Artes como na de Língua Portuguesa;
- Auxiliar na compreensão de conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos didáticos.

Em ambos os casos, é preciso começar expondo os objetivos da exibição e descrevendo o que será visto. "Isso é fundamental para não descaracterizar ocinema como um objeto cultural. O ideal é antecipar para a turma elementos da história, falar sobre o diretor e outras produções dele, comentar sobre os atores, mostrar a capa e a contracapa, ressaltar características técnicas, como a fotografia, contar curiosidades da época em que foi lançado e, principalmente, dizer por que gosta ou não daquele filme. O professor deve se mostrar como umespectador crítico e experiente para que os alunos aprendam a se posicionar frente ao que veem", conta Silvinha Meireles, coordenadora do programa Cine-Educação, da Cinemateca Brasileira de São Paulo.
A Ciência em A Era do Gelo 2

Ilustração: Olavo Costa - Estúdio O Contínuo/Divulgação
Não precisa ser um filme de caráter educativo para ser trabalhado em sala de aula. Aqueles que lotam as salas deexibição podem ser bem explorados, como A Era do Gelo 2 (Carlos Saldanha, animação, 91 min., 20th Century Fox).

Enredo três amigos, um mamute, uma preguiça e um tigre dentes-de-sabre, lutam pela sobrevivência e, ao mesmo tempo, tentam alertar a todos sobre os riscos trazidos pelo fim da era glacial.

Conteúdos para o 6º e 7º ano
- Aquecimento global O filme mostra as consequências daelevação da temperatura na Terra no passado. Com base nisso, trace um paralelo com o atual cenário de aquecimento do planeta e suas decorrências.

- Evolução Com base na Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, discuta o porquê de a maioria dos animais retratados no filme não existir hoje.
Conhecer a linguagem para entender de cinema

Se o objetivo é a aproximação com a linguagem, épreciso achar um foco de trabalho (como se constroem personagens? Que estética caracteriza a produção de um diretor? Como as emoções são transmitidas?), assistir integralmente a diversas produções, debater com foco no tema e aprofundar o que foi estudado. O ideal é que a sessão seja no contraturno para preservar o tempo de aula. Além do mais, se os alunos forem adolescentes e de turmas da manhã, aschances de eles dormirem ou não conseguirem manter a atenção na tela são enormes.

"Para esse tipo de trabalho, o professor precisa conhecer um pouco mais sobre cinema e estudar o assunto, assim como fazemos com a literatura", explica Silvinha. Os alunos devem aprender sobre os comportamentos comuns aos espectadores, como opinar sobre a obra e analisar questões técnicas. Mas que fique claro:...
tracking img