Cinema - arte e vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CAMPUS SERTÃOZINHO

Apostila Artes Audiovisuais
ROTEIRO Cinema,Televisão e Vídeo 3a. Revisão 2010

Prof. MS. Ricardo Stefanelli
1

Projeto para Roteiro Audiovisual • Vídeo Artes (Filme de Curta- Duração) • Vídeo Documentário (Cinema Verdade) • Vídeo Publicitário ( Comercial) • Vídeo Televisivo ( telejornais, reality shows, novelas, desenhos animados eseriados)

2

Etapas do Roteiro
Storyboard Funções
Descrever as funções de todos os participantes da produção de vídeos

Sinopse
Descrição do texto narrativo, que será relatada de formar resumida e onde será desenvolvida

Estrutura

O que se Vê

O que se Fala
São os diálogos que servem para revelar as informações sentimentos e conversas entre os Personagens e narrações

O que se OuveMúsica: Alegre Tristes Dramática Suspense. Ruídos: Natureza Indústria Animal Humano.

Fatos principais da História Inicio, meio e fim, para que distribui em formas de Cena 1, 2 e 3, onde são proposta do esboçadas com/sem programa . diálogos e sem descrição detalhadas de ambientes e personagens.

Cada cena se divide em 3: Tekes 1 Tekes 2 Tekes 3 E indicam o enquadramento da ação, no plano dafilmagem descrevendo a conduta do personagem e a aparência do ambiente.

3

Elaboração de Roteiro
• O que é um roteiro:
– Construção. Contar uma história sobre assunto que você conheça bem; construir uma serie de imagem, cenas e sequencias, através de histórias, romances, documentário e reportagem com diálogos, narrações e descrições. – Criação. Seu objetivo é criar uma ideia: Entreter ouInformar. A minha ideia entretém ou minha ideia informa? – Assunto.Sobre o que se trata, quais ações acontecem, a minha historia é sobre o que, quanto mais você sabe, mais pode se comunicar.
4

– Estrutura.
• Ato I : apresentação (inicio) é o espaço que segura o conteúdo da história em seu lugar. • Ato II confrontação (meio) é o obstáculo que impede alcançar a necessidade de querer vencer e •Ato III Resolução (fim) o que acontece com a historia, final feliz, um final aberto, ou seja a historia continua.

– Ponto de Virada. No fim dos Atos I e II seguram o paradigma do lugar. Eles são âncoras de seu enredo, é ação que reverte outra direção. – Sinopse. Como vai desenrolar a história? Qual é objetivo da mensagem? Alertar, Combater, Promover? Quando e onde se localiza a história? (acidade, a época) Como os conflitos aparecem? Qual reação dos personagens? Quais ações são realizadas? Qual é o final da história sem saber os detalhes?
5

Etapa do Vídeo Artes
• 1a etapa: definir as funções.
– Diretor: é o responsável de dirigir a filmagem, Roterista: redige a historia dos protagonistas; Ator / Atriz e Figurante : que constroem os personagens; Diretor de arte e som: é oresponsável pela criação visual e musical (logotipo, cenário, figurino do apresentador,trilha sonora); Diretor de imagem e operador de câmera: é o responsável pela gravação, fotografia e edição das cenas.

• 2a etapa: criar a sinopse cinema curta duração.
– Sinopse é o argumento da história contada em poucas frases. Serve como ponto de partida para o autor e como cartão de visita do filme, no processoinicial de captação de recursos.

• 3a etapa: escrever estrutura filme.
– I ato envolve o espectador com os personagens mais importantes e estabelece o conflito principal com a história; II ato elabora com mais detalhe essas dificuldades o mantém envolvido e aumenta seu comprometimento emocional para uma certa mudança; III ato Esta mudança ocorre mais intensamente quando amarra o enredo e leva oenvolvimento do espectador a um final satisfatório. Em outras palavras uma história tem um começo, um meio e um fim.
6

• 4a etapa: fazer o storyboard do documentário.
– Storyboard é o roteiro de filme cinematográfico ou de uma produção de vídeo ilustrado por imagens. Descreve e mostra como será feito o plano a ser filmado, a fala do narrador, o diálogo da cena, enfim, mostra a seqüência...
tracking img