Cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIMENTO

INTRODUÇÃO
Em toda sua história,o ser humano está intimamente ligado com as transformações do meio em que vive,refletindo-se principalmente na construção de edificações,seja para defesa,moradia ou adorações .Entretanto,a pouca segurança e durabilidade para asedificações que os meios existentes propiciavam conduziu o homem à experimentação de diversos materiais aglomerantes que pudessem atender a tais finalidades.Com a descoberta do cimento ,possibilitou-se então fazer construções antes impossíveis,tornando-se um dos materiais mais utilizados na construção civil por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção.
ORIGEM
A palavra cimento vem dolatim caementum, usada pelos romanos que utilizavam, junto com os gregos, solos vulcânicos que endureciam depois de misturados com água. Porém ,anteriormente, no Egito antigo,os egípcios utilizavam gesso calcinado para suas construções.
Em 1756, O engenheiro John Smeaton, procurava um aglomerante que endurecesse em presença de água, de modo a facilitar o trabalho de reconstrução do farol deEddystone, na Inglaterra. Em suas tentativas, verificou que uma mistura calcinada de calcário e argila tornava-se, depois de seca, tão resistente quanto as pedras utilizadas nas construções.

Em 1824, Joseph Aspdin, patenteou a descoberta, batizando-a de cimento Portland, numa referência à Portlandstone, tipo de pedra arenosa muito usada em construções na região de Portland, Inglaterra. No processode produção,o calcário era moído com argila em meio úmido, até transformar-se em pó impalpável. A água era evaporada pela exposição ao sol ou por irradiação de calor através de cano com vapor e os blocos da mistura seca eram calcinados em fornos e depois moídos.
Aquele produto, no entanto, exceto pelos princípios básicos, estava longe do cimento Portland que atualmente se conhece, resultante depesquisas que determinam as proporções adequadas da mistura, o teor de seus componentes, o tratamento térmico requerido e a natureza química dos materiais.

CARACTERÍSTICAS
-Material cerâmico;
-Em contato com a água,produz uma reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados,ganhando assim resistência mecânica;
-principal material de construção,onde é usado como aglomerante;
- Ocimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.
COMPOSIÇÃO
-Clíquer: responsável pela resistência mecânica após a hidratação;
-Gesso: tem a função de retardar a “pega”(início doendurecimento) do cimento;
-Escória siderúrgica: semelhante a areia grossa,é um subproduto de alto-fornos,tendo também a função de elevar a durabilidade do material,principalmente em presença de sulfatos, e apresentando baixo custo em relação ao clíquer;
-Cacário: empregado como elemento de preenchimento,sendo capaz de penetrar nos intertícios das demais partículas,tornando o produto mais plástico enão prejudicando a atuação dos demais elementos.Também serve para a diluição do cimento;
-Material pozolânico: torna os concretos mais impermeáveis,sendo bastante útil na construção de barragens;

TIPOS
As variedades surgem com alterações na proporção dos ingredientes e adição de outros ma-teriais ao processo de moagem . A disponibilidade no mercado pode variar em cada região,pois depende damatéria-prima local.De forma geral, os mais utilizados em obras comuns são o CP II, o CP III e o CP IV. Porém,todos apresentam diferentes classes (25, 32 e 40), que estão associadas à resistência à compressão:

Cimento Portland Comum (CP I): é puro, sem nenhuma modificação. Tem custo alto e menos resistência. A produção é praticamente toda dirigida à indústria.

Cimento Portland Composto...
tracking img