Cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
7. PRINCIPAIS FABRICANTES

VOTORANTIM CIMENTOS
A Votorantim Cimentos está entre os dez maiores produtores globais de cimento, concretos e agregados. No Brasil, mantém a liderança de mercado, com 20,7 milhões de toneladas. Possui 50 unidades de produção em praticamente todos os estados brasileiros e 90 centrais de concreto. Comercializa mais de 40 produtos, com destaque para as marcas Votoran,Itaú, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa e Engemix. Na América do Norte, opera 6 fábricas de cimento, 150 unidades de agregados e concreto e possui ainda participações acionárias na Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e Peru.
É pioneira no Brasil na utilização do co-processamento, tecnologia produtiva que elimina de forma econômica, eficiente e ambientalmente correta resíduosindustriais nos fornos de cimento. Desde 2005, a empresa já co-processou um volume superior a 3 milhões de toneladas de resíduos, especialmente pneus usados, solventes químicos, óleos e materiais inservíveis. No campo da responsabilidade social corporativa, desenvolve diversos programas de longo prazo voltados à educação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho.
Em 2010, obtevereceita líquida de R$ 8,5 bilhões, investimento (CAPEX) de R$ 1 bilhão. Com 11 mil funcionários, a empresa está entre as 150 Melhores para Trabalhar do Guia Você S.A./Exame. É parte integrante do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina, com atuação destacada nas áreas industrial, finanças e novos negócios.

CAUÊ
Criada pelo Grupo Camargo Corrêa, que detém99,9% de suas ações preferenciais e ordinárias, a InterCement segue a história de sucesso iniciada em 1968 pela Camargo Corrêa Cimentos, alinhada a uma estratégia de expansão e aquisições que visa crescer de forma acelerada e se tornar uma das maiores cimenteiras do mundo, com forte participação internacional em economias emergentes.
A InterCement apresenta resultados crescentes no mercadocimenteiro, conta com sete unidades fabris no Brasil, que empregam diretamente mais de 2 mil profissionais, e outras nove unidades na Argentina, onde atuam mais de 2.700 colaboradores. Com as marcas Cauê e Cimento Brasil, ocupa a 3º posição no mercado brasileiro e é a quinta maior concreteira do país. Na Argentina, a controlada Loma Negra é líder de mercado. Além de participações estratégicas em empresasligadas ao setor, a InterCement possui, desde 2010, cerca de 33% das ações da Cimpor, que opera em 12 países, inclusive no Brasil, tornando-se sua maior acionista individual. Em março de 2012, a InterCement apresentou oferta pública na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Lisboa para a aquisição da totalidade do capital da cimenteira. Assim, é prevista a integração na Cimpor dosativos e operações de cimento e concreto da empresa na América do Sul e em Angola. O objetivo é dotar a Cimpor de estrutura acionista estável e de estratégia de crescimento sólida e eficaz.

HOLCIM
A atividade do grupo suíço Holderbank no Brasil teve início em fevereiro de 1951. Naquele ano, a primeira subsidiária brasileira, denominada Sacomex (Sociedade Extrativa de Calcário Ltda), foiincorporada à companhia. Em 1953, o Grupo Holderbank adquire a fábrica de cimento Ipanema, localizada em Sorocaba (SP).
A grupo suíço Holderbank (atual Grupo Holcim) reavalia seus projetos de expansão no País e em 1996, adquire o Grupo Paraíso, composto por quatro fábricas de cimento que respondiam por uma capacidade produtiva de 2,2 milhões de t/ano. Nessa mesma época acontece a aquisição das empresasConcretex e Pedreiras Cantareira. O grupo Ciminas passa então a se chamar Holdercim Brasil S.A. A capacidade instalada da empresa amplia para 5,2 milhões de t/ano de cimento, tornando-se uma das líderes do mercado brasileiro.
A empresa expande a capacidade produtiva de sua fábrica em Cantagalo (RJ) de cimento, para aproximadamente 1,2 milhões de t/ano. Esse aumento foi proporcionado pela...
tracking img