Cigarros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL CÔNEGO AFONSO SCHERER
SANTA MARIA DO HERVAL – RS
NOMES: Bruna Danieli Weber , Kelen Geovana Dapper Nº: 5, 24 SÉRIE: 2º ANO B


• Tema: CIGARROS




• Delimitação do tema: DEPENDÊNCIA DO CIGARRO


• Justificativa - Por que pesquisar? (
Atualmente o fumo é o mais grave problema desaúde publica no Brasil. Ainda existe um elevado índice de fumantes que sabem das conseqüências do ato de fumar, mas mesmo assim não conseguem deixar de consumi-lo.

O que leva as pessoas a consumir o cigarro é principalmente a publicidade maciça do cigarro. Até mesmo pais, professores, ídolos e amigos exercem uma grande influência em relação ao uso do cigarro.

Em média de 90% dos fumantesiniciam seu consumo ainda antes dos 19 anos.

Quando a pessoa consome um cigarro a fumaça é diretamente inalada para os pulmões, penetrando até o ultimo alvéolo, distribuindo-se rapidamente para o sistema respiratório, e chega ao cérebro em cerca de 7 e 9 segundos. Carregando consigo mais de 4700 substanciam tóxicas, trazendo variadas doenças. Estatísticas revelam que fumantes tem risco 30% maiorde desenvolver um câncer pulmonar, além de doenças cardiorrespiratórias, enfartos fulminantes, derrames cerebrais, bronquite crônica e entre muitas variadas doenças. Fumantes adoecem duas vezes mais que os nãos fumantes, envelhecem rapidamente, além de terem uma menor resistência física, piores desempenhos sexuais e esportivos. “Segundo o Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, noBrasil, morrem cerca de 200 mil pessoas por ano por causa do cigarro.”
De acordo com o pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de saúde do Distrito Federal, Celso Rodrigues o cigarro cria dependência química, física e também psicológica, o que tonta o tratamento bastante complicado.

“É muito importante que a pessoa entenda a relação dela com ocigarro. Ela tem que entender por que fuma, por que deseja parar de fumar e onde está a dificuldade, por que não parou até agora”.( Celso Rodrigues, 2012)


Segundo o programa Bem Estar (rede Globo) “Só 5% dos que tentam parar de fumar sozinhos conseguem após um ano.”
As carteiras de cigarro apresentam imagens conscientizando as pessoas de quais efeitos poderão causar em seu organismo.
O quemostra que o deixar o cigarro, não é uma tarefa fácil, muitas pessoas não conseguem agüentar ao menos um dia sem o cigarro, algumas até sofrendo com crises de abstinência, isso porque o cigarro é altamente viciante, ganhando do álcool, cocaína e crack.
Por isso achamos interessante procurar saber por que o cigarro causa tanta dependência.


• Formulação do problema ou definição do objetoPorque o cigarro causa dependência?


• Hipóteses – possível resposta ou respostas para à questão estabelecida.
Consumir um cigarro faz com que as pessoas se sintam bem e causam efeitos satisfatórios. Sabe-se que o cigarro possui inúmeras substancias toxicas, um deles é a nicotina, que traz as sensações agradáveis e isso leva as pessoas a consumirem os cigarros, até porque se não fosse elaninguém iria fumar. A nicotina penetra diretamente nas pequenas veias dos pulmões, viaja pela corrente sanguina e flui diretamente até o cérebro, assim transmitida pelo resto do corpo. Os efeitos da nicotina duram muito pouco tempo, variando em torno de 60 minutos, isso faz com que as pessoas consumem muitos cigarros no decorrer de um dia, para assim receber as doses de nicotina com isso a pessoavai desenvolvendo uma tolerância aos cigarros, necessitando usar cada vez os cigarros, levando a pessoa a fumar de um cigarro a um maço por dia e assim sucessivamente.
• Objetivos- Para que pesquisar? (Propósitos do estudo, o que se quer com isso);
Nessa pesquisa pretendemos analisar o motivo pelo qual o cigarro causa tanta dependência. Para isso procuraremos:
▪ Identificar como o cigarro...
tracking img