Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu Panorama no Brasil



Limites da Psicologia Juridica

Segundo Popolo (1996) apesar de se valer de todo conhecimento produzido pelaciência psicológica, não podemos esquecer os limites da pericia , por se tratar de conhecimento produzido a partir de um fragmento da realidadedo. Portanto deve-se reconhecer o quão limitado pode ser oconhecimento da conduta por meio da perícia.

A relevância na confiabilidade e a validez dos instrumentos utilizados

. Neste contexto, observa-se a relevância de verificar a confiabilidade e avalidez dos instrumentos e do modelo teórico utilizados, a fim de constatar se os mesmos respondem ao objetivo do procedimento. A partir dessa limitação do conhecimento produzido, torna-se essencial acompreensão interdisciplinar do fenômeno estudado para melhor abordá-lo em toda a sua complexidade.As avaliações psicológicas, tais como as perícias, são de extrema importância, contudo existe anecessidade de repensá-las.

A atuação do psicólogo jurídico

Realizar perícia é uma das possibilidades de atuação do psicólogo jurídico, mas não a única. O psicólogo jurídico pode atuar fazendoorientações e acompanhamentos, contribuir para políticas preventivas, estudar os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo, entre outras atividades e enfoques de atuação.


Asubjetividade na psicologia jurídica e sua subdivisão

De acordo com Foucault (1974), tanto as práticas jurídicas quanto as práticas judiciárias são as mais importantes na determinação de subjetividades, poisé através delas que se torna possível estabelecer formas de relações entre os indivíduos. Tais práticas, submissas ao Estado, passam a interferir e a determinar as relações humanas e, emconseqüência, determinam a subjetividade dos indivíduos.Sob essa ótica, a Psicologia Jurídica teria enfoque também nas determinações das práticas jurídicas sobre a subjetividade, não mais enfocaria apenas o...
tracking img