Cigarro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mal do tabagismo no ambiente de trabalho

Diversos tipos de doenças são causados pela exposição do trabalhador à poluição ambiental proveniente de vários materiais. Osexemplos mais comuns são as fibras de asbestos (como o amianto, usado para isolamento térmico, entre outras aplicações), a poeira de cimento, carvão, sílica, algodão e grãos, egases provenientes da combustão do carvão, alumínio e metais. 

Algumas das enfermidades resultantes da exposição ocupacional podem ser potencializadas ou aceleradas pelo consumode tabaco. A fumaça do tabaco funciona como veículo que favorece a entrada no organismo de diversas substâncias químicas existentes nos ambientes de trabalho. 

A exposiçãoambiental à fumaça do tabaco também causa doenças aos indivíduos que trabalham em ambientes fechados (escolas, hospitais, restaurantes, bares, teatros, hotéis, bancos). A poluiçãono ambiente de trabalho e a fumaça do tabaco têm efeitos que se somam ou até multiplicam no processo de doença do trabalhador. Os níveis de poluição nos locais onde se fumapodem chegar a 100% ou até 200% acima do nível permitido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é de 50 ppm. 

O Instituto Nacional de Câncer recomenda que asempresas criem políticas de controle do tabagismo, e oferece apoio a estas iniciativas através da Coordenadoria de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária (Contapp). De acordocom o Inca, o argumento de que o controle do tabagismo no local de trabalho, além de restringir a liberdade individual dos fumantes, aumentaria os custos sem um benefício imediatonão é válido diante dos danos causados aos trabalhadores fumantes e não-fumantes, do alto custo das doenças associados ao tabaco e das perdas financeiras ocasionadas pelo fumo.
tracking img