Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respiração Celular : Produção de energia na forma de ATP

3 Etapas:
1ª – GLICOLISE - Primeiro passo, quebra da molécula de glicose , na parte liquida do citoplasma (ocorre no citosol)

2ª – CICLO DE KREBS – Ocorre dentro da mitocôndria e é um processo Aeróbio

3ª - CADEIA RESPIRATORIA - Também ocorre dentro da mitocôndria e é Aeróbio


1ª GLICOLISE:












Quandoa Glicose ingerida entra na célula via uma proteína de membrana plasmática, ela será quebrada para que se inicie o processo de produção de ATP.

Para começar o processo da quebra de glicose eu vou precisar de 2 ATP que virão e quebraram essa molécula em duas partes .Ao ser quebrada eu tenho 2 moléculas de acido pirúvico ou piruvato cada uma com 3C.
Quando ocorre essa quebra uma energia éliberada na forma de elétrons e parte dessa energia será usada na formação de energia e na produção de 4 ATP.
Uma parte dessa grande energia liberada é captura pelo NAD+ que seria uma coenzima Aceptora de elétrons e ao captura-los se transforma em NADH.

Equação: Glicose ( 2 Piruvatos + 2NADH + 4ATP
(6C) 2ATP (3C)


2ª CICLO DE KREBS:
Piruvatos dentro damitocôndria
Quando o piruvato passa pela mitocôndria ele perde um Co2 e tmemos um novo composto chamado Acetil , o mesmo se juntara com a coenzima A que ira aumentar a velocidade do ciclo de Krebs .Ao se juntarem formam uma enzima chamada Acetilcoenzima A.
Quando a uma descarboxilação ele libera energia que é capturada pelo NAD que se transformará em NADH.
Mais abaixo o Acido Oxalacético(4C)vem e ira se unir com o Acetil.A coenzima se “solta” pois estava ali somente para agilizar o processo, e a junção dos dois ácidos ira formar o Acido Cítrico(6C),dando inico ao ciclo de Krebs.
O Acido Cítrico perde 1C e se transforma no Acido Cetoglutario(5C) , formando mais um NADH.
O Acido Cetoglutario perde 1C e se transforma em Acido Succínio(4C),formando mais um NADH e também mais um ATP.
Osdois Carbonos que vieram do Acetil já forma perdidos no 1° e 2° passo, o processo agora é transformar o Acido Succínio (4C) em Oxalacético (4C), ou seja não averá perda de carbono apenas de Hidrogênio, e de Oxigênio.
O Acido Succínio foi transformado em Acido málico, ouve quebra de reações não carbônicas liberando energia e originando o FADH2 (a diferença é que o NADH pode carregar mais energiaque o FADH).
O Acido malico se transformará em acido Oxalacético e mais um NADH é formado .
Se vier mais ácidos Acetil o Ciclo Reiniciará.


[pic]


3°:CADEIA RESPIRATORIA

[pic]

Basicamente os elétrons do FADH2e do NADH2 passam por essas proteínas que estão inseridas na Crista mitocondrial , com isso libera-se uma energia , os protoan de hidrogênio são jogados para fora , os mesmosvoltam para dentro , só podendo passar pela Proteína ATP sintase, quando eles passam por essa proteína ela Gira, gerando energia para produção de ATP .

Fotossíntese

A planta possui uma estrutura chamada estômato que é por onde ela consegue pegar CO2; utiliza luz solar e água para produzir seu próprio alimento, sendo Autótrofa.

2 Fases :

. Etapas da fotossíntese
A fotossíntese ocorreem duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química).
Em linhas gerais, os eventos principais da fotossíntese são a absorção da energia da luz pela clorofila; a redução de uma aceptor de elétrons chamado NADP, que passa a NADPH2; a formação de ATP e a síntese deglicose.
A fase escura da fotossíntese não precisa ocorrer no escuro. O que o nome quer indicar é que ela ocorre mesmo na ausência de luz – ela só precisa de ATP e NADH2 para ocorrer.
 Fase clara ou fotoquímica: Quebra da água e liberação de oxigênio
Esta fase ocorre na membrana dos tilacóides e dela participam um complexo de pigmentos existente nos grana, aceptores de elétrons, moléculas de água...
tracking img