Luis stau monteiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
10 passos para a criação de uma empresa


1º Passo: o empreendedor

Para que a criação de uma nova empresa tenha bons resultados é necessário, primeiro, avaliar a qualidade de cada elemento per se e também a relação existente, ou que venha a existir, entre os elementos que constituem o trinómio fundamental da criação de uma empresa:

Homem - Ideia - Mercado

Por melhores que sejam asqualidades e competências do empresário, uma ideia só conduzirá a uma empresa bem sucedida se corresponder a uma necessidade não satisfeita, ou se for capaz de satisfazer melhor as necessidades para as quais já existe oferta de produtos ou de serviços.

Por seu lado, o potencial empresário deve possuir determinadas características e motivações que se podem tornar vantagens para a criação de umaempresa. Assim, o perfil mais comummente atribuído aos potenciais empresários tem os seguintes traços:
– Sólida experiência profissional
– Acreditam que podem construir o próprio futuro
– Confiam na sua capacidade de agir sobre os acontecimentos no sentido de modificar as situações
– São hábeis na tarefa de convencer os outros da valia da sua ideia/projecto
– Adaptam-sebem a novas profissões e situações

Em grande parte dos casos, as maiores dificuldades encontradas pelos empresários são de ordem pessoal, tais como a dificuldade de avaliar a viabilidade das suas ideias, construir um projecto e gerir, com eficácia, o seu negócio; o prestar a devida atenção ao mercado para ver qual a melhor direcção a seguir; a falta de capacidade ou medo de assumir riscos.2º Passo: a ideia

A intenção de criar uma empresa está, de um modo geral, ligada à existência de uma ideia de projecto a desenvolver. Mas também existe outra situação menos comum em que, apesar da intenção de investimento, o potencial empresário não é portador de uma ideia precisa da actividade da sua futura empresa.
Da ideia ao projecto
A construção de uma ideia é o ponto de partida paraa arquitectura do projecto. Assim, é essencial trabalhar e desenvolver a ideia de modo a aproximá-la de um anteprojecto de criação de empresa.
Para o efeito, são utilizados vários métodos normalmente enquadrados em duas categorias:
– os relacionados com a envolvente socioeconómica, através de análise documental, estudo de casos práticos relacionados com a criação de empresas, o recurso aconsultores, a observação do quotidiano e a visita a feiras e exposições;
– os relacionados com a criatividade, através de brainstorming para suscitar o aparecimento do maior número possível de ideias relacionadas com um problema específico através da expressão livre de ideias.


A protecção da ideia
Certas concepções de produtos e processos, pela sua originalidade e grau de inovação devemser protegidas legalmente, através de um conjunto de direitos que lhe conferem a utilização, em exclusivo, da respectiva informação técnica, comercial e industrial.
É este conjunto de direitos que se designa propriedade industrial. Mas, as ideias, só por si, não podem ser protegidas legalmente.

O registo da propriedade industrial envolve alguns custos, materializados no pagamento de taxasperiódicas, nos prazos legais, de forma a que os direitos não percam a validade. No entanto, alguns destes direitos têm prazos de validade, findos os quais expiram, como são os casos das patentes, dos desenhos e dos modelos.

As marcas, por seu lado, podem ser mantidas através da renovação do pagamento das taxas devidas. Em Portugal, compete ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industriala atribuição e registo dos direitos de propriedade industrial.




3º Passo: o contexto

O contexto legal, económico e social
Antes de passar à acção, é importante conhecer a envolvente legal e socioeconómica. A passagem da ideia à empresa implica, necessariamente, o contacto com um conjunto de entidades cujas atribuições e actividades se enquadram no processo de criação de uma empresa....
tracking img